Ministério do Esporte Rede CEDES recebe propostas para projetos de estruturação de Centros de Pesquisas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Rede CEDES recebe propostas para projetos de estruturação de Centros de Pesquisas

 
A Secretaria Nacional de Educação, Esporte, Lazer e Inclusão Social (Snelis) informa às Instituições de Ensino Superior Públicas, que se  encontram abertas até as 23h59 do dia  29 de agosto de 2015 o prazo para encaminhamento das propostas de projetos de apoio a estruturação e ao funcionamento de até 27 Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede CEDES. A documentação citada no Edital deverá ser encaminhada por meio eletrônico, no endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
 
A Snelis não se responsabilizará por propostas não recebidas no prazo previsto por esta Chamada, em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamento das linhas de comunicação. 
 
Para o envio das propostas de estruturação e desenvolvimento dos Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer, da Rede CEDES, são documentos obrigatórios a serem anexados à inscrição da Proposta de Estruturação e desenvolvimento dos Centros da Rede CEDES:
 
* Cadastramento, no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, do Grupo de Pesquisa da Instituição de Ensino Superior (IES) proponente, destacando a participação do/a Coordenador/a de Centro como integrante deste grupo.
* Cópia dos currículos lattes do/a Coordenador/a e pesquisadores envolvidos na proposta.
* Carta de apresentação da IES proponente (documento online obrigatório), emitida pelo Diretor da Unidade da Instituição proponente, apontando o interesse e apoio institucional quanto à cessão de local para implantação do Centro e aprovando a indicação do/a Coordenador/a do Centro, explicitando a disponibilidade de carga horária de trabalho para exercer suas atribuições.
* Carta online de autoridade análoga das Instituições parceiras coparticipantes da proposta do Centro, apontando seu interesse e apoio institucional a implantação e desenvolvimento do Centro e aprovando a indicação do/a pesquisador/a como seu/sua representante.
* Texto da proposta de implantação e de desenvolvimento do Centro, conforme detalhamento do Anexo 1.
* O reitor da instituição proponente, como seu representante legal, deverá expedir documento digitalizado de aprovação da proposta de sua instituição, a ser anexado no processo de celebração da parceria para a implantação dos Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da Rede CEDES.
 
A Rede CEDES representa um avanço significativo no fomento à produção e à disseminação do conhecimento com vistas à qualificação da gestão de políticas públicas do esporte recreativo e do lazer. Por intermédio da rede CEDES, esforços são direcionados a fim de promover o debate e a articulação desses conhecimentos, rompendo com as ações fragmentadas e dispersas presentes nos sistemas de gestão das políticas públicas de esporte e lazer.
 
A Rede CEDES reúne grupos de pesquisa, identificados por meio do mapeamento dos grupos existentes nas instituições brasileiras públicas e privadas sem fins lucrativos e agências de fomento à pesquisa.
 
Além desses fatores, a rede apoia a publicação dos estudos realizados por meios impressos (livros, coletâneas, cartilhas, periódicos, anais), e digitais (CDs, DVDs, vídeos e outros). A distribuição qualificada das publicações impressas é feita em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior, Secretarias de Esporte e Lazer, grupos de estudos e outras entidades, socializando o conhecimento produzido para gestores, pesquisadores e agentes que atuam com o esporte e lazer.
A Rede CEDES conta ainda com o Sistema On Line de Informações - Repositório Vitor Marinho -, para congregar as instituições, os grupos de pesquisa e sociedades científicas que partilham as ações da rede e os mesmos interesses e objetivos, permitindo ampla troca de informações e conhecimentos produzidos por meio digital.
 
Por fim, toda a análise da consistência dos trabalhos realizados, perfil dos pesquisadores e tendências dos estudos e das formas de difusão do conhecimento são produzidos no âmbito da Rede CEDES. 
 
Desta forma, foi publicado no dia 20/07/2015, edital para selecionar projetos que receberão recursos, com vistas à estruturação e ao funcionamento de até 27 Centros de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer da rede CEDES, sendo um (1) para cada unidade da federação (26 estados e o Distrito Federal).
 
Os Centros de Pesquisas integrarão todas as ações estratégicas da Rede CEDES, que têm como objetivos: produzir pesquisas induzidas e semi-induzidas, visando maximizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico nas áreas da gestão do esporte recreativo e do lazer e difundir os resultados dos estudos e pesquisa, funcionando assim, como polos aglutinadores de Grupos de Pesquisa vinculados à Rede CEDES, pertencentes a Instituições de Ensino Superior de cada unidade da federação, tendo em vista o desenvolvimento de ações acadêmico-científicas articuladas em níveis local, estadual e regional.
 
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla