Ministério do Esporte 5ª edição da Liga de Desenvolvimento do Basquete tem início nesta sexta
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

5ª edição da Liga de Desenvolvimento do Basquete tem início nesta sexta

Foto: Luiz Pires/ LNBFoto: Luiz Pires/ LNB
 
Vai subir a bola para a quinta edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) nesta sexta-feira (24.07), às 14 horas (de Brasília). O Praia Clube, em Uberlândia (MG), será o local da largada para mais uma temporada do maior campeonato de base do basquete brasileiro. A LDB é um torneio nacional Sub 22 organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
 
O Ministério do Esporte apoia a LDB desde a primeira edição do torneio. Nas três primeiras, foram investidos R$ 4,8 milhões no campeonato. Nas edições de 2014 a 2016, o convênio com a Liga Nacional de Basquete prevê o repasse de mais R$ 11,1 milhões.
 
Formato de disputa
Para este ano, a LDB teve sua fórmula de disputa mantida em relação à sua última edição. Os 24 times jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação (dividida em cinco etapas). Os oito melhores se classificarão para o octogonal final e serão divididos em dois grupos. Os dois melhores de cada lado avançando ao Final Four.
 
"A LDB está ficando cada vez mais disputada com o passar dos anos, com mais times fazendo parte da competição a cada ano e isso é muito bom para o basquete brasileiro. A LDB é a ponte para a entrada no NBB e com isso mais jovens vão ganhando espaço. Esta será minha terceira participação, cada vez com mais responsabilidade e competitividade. Desejo boa sorte para todas as equipes e tenho certeza que serão seis meses de muita disputa dentro de quadra", disse o armador Georginho, do Pinheiros, um dos grandes destaques da última edição.
 
Foto: Hedeson Alves/ LNBFoto: Hedeson Alves/ LNB
 
A primeira etapa da LDB 2015 acontecerá em uma sede única e todas as 24 equipes se encontrarão na cidade de Uberlândia. Com três quadras localizadas em seu extenso ginásio de 4.926 m², o Praia Clube abrigará todas as 84 partidas da primeira etapa da competição Sub 22. Cada time disputará sete jogos no Triângulo Mineiro, entre os dias 24 de julho e 02 de agosto.
 
"A LDB é uma competição que serve de ferramentas para nós atleta e temos a oportunidade de amadurecer e aprender muito. Cada ano que passa, com a revelação de grandes atletas, a LDB se tornou uma competição de nível altíssimo e, lógico, que todas as equipes entram com intenção de evoluir seus jovens talentos, mas o título está cada vez mais cobiçado", disse o ala/armador Victor Gusmão, um dos remanescentes do atual campeão Basquete Cearense.
 
Basquete Cearense foi campeão invicto em 2014. (Foto: LNB)Basquete Cearense foi campeão invicto em 2014. (Foto: LNB)
 
Histórico
A grande novidade deste ano na LDB será a participação da seleção brasileira Sub 17. A convite da Liga Nacional de Basquete (LNB), o time verde-amarelo usará a experiência de disputar a competição Sub 22 para se preparar para o Campeonato Sul-Americano 2015. Marcado para o dia 14 de setembro, o torneio continental é classificatório para a Copa América Sub 18 do próximo ano.
 
Além do selecionado verde-amarelo Sub 17, mais quatro equipes participarão pela primeira vez da LDB: Concórdia (SC), Campo Mourão (PR), Internacional de Regatas, de Santos (SP), e o Pequeninos Rhema Basketball, de Campina Grande (PB). Outra novidade fica por conta do Palmeiras (SP), que depois de duas edições fora - participou apenas da LDB 2012 - está de volta, assim como o São José/Unimed, que volta à LDB após ficar um ano fora.
 
Ao todo, nove estados - Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal - estarão representados na edição de 2015. Ao todo, 68 atletas que disputaram a edição anterior da LDB entraram em quadra no NBB 2014/15.
 
O Basquete Cearense conquistou um feito inédito e se sagrou campeão invicto no último ano. O Flamengo, com duas conquistas (2011 e 2013), é o maior campeão, enquanto o Bauru levou a taça em 2012.
 
» Confira as 24 equipes participantes da 5ª edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete:
 
- AABJ/Joinville (SC)
- Associação Concordinense de Basquetebol/ACOB (SC)
- Basquete Cearense (CE)
- Basquete Curitiba/ABSB/Círculo Militar (PR)
- Botafogo (RJ)
- Campo Mourão (PR)
- Flamengo (RJ)
- Franca Basquete (SP)
- Grêmio Náutico União (RS)
- Internacional de Regatas/Santos (SP)
- Macaé Basquete (RJ)
- Minas Tênis Clube (MG)
- Palmeiras (SP)
- Paschoalotto/Bauru Basket (SP)
- Paulistano (SP)
- Pequeninos Rhema Basketball/Campina Grande (PB)
- Pinheiros (SP)
- Rio Claro Basquete (SP)
- São José /Unimed (SP)
- Seleção Brasileira Sub-17
- Sport Club do Recife (PE)
- UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
- Unitri/Praia Clube (MG)
- Winner/Limeira (SP)
 
» Confira as partidas da primeira rodada 5ª edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete:
 
- 24/07 (sexta-feira)
14h - Grêmio Náutico União (RS) x Sport Club do Recife (PE)
14h - Rio Claro Basquete (SP) x Botafogo (RJ)
14h - Paulistano (SP) x Campo Mourão (PR)
16h - Franca Basquete (SP) x Macaé Basquete
16h - Pinheiros (SP) x Seleção Brasileira Sub-17
16h - Associação Concordinense de Basquetebol/ACOB (SC) x Minas Tênis Clube (MG)
18h - Palmeiras (SP) x Unitri/Praia Clube (MG)
18h - AABJ/Joinville (SC) x Pequeninos Rhema Basketball/Campina Grande (PB)
18h - Winner/Limeira (SP) x Flamengo (RJ)
20h - Basquete Curitiba/ABSB/Círculo Militar (PR) x Basquete Cearense (CE)
20h - Paschoalotto/Bauru Basket (SP) x São José /Unimed (SP)
20h - Internacional de Regatas/Santos (SP) x UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
 

» Tabela completa

 

Fonte: LNB

Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla