Ministério do Esporte Realizados com apoio do Ministério do Esporte, Jogos do Xingu foram um sucesso
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Realizados com apoio do Ministério do Esporte, Jogos do Xingu foram um sucesso

Com apoio do Ministério do Esporte, foram realizados entre os dias 15 e 19 de julho os Jogos do Xingu, na Aldeia Kuikuro, em Canarana (MT). Um dia após o encerramento do evento, o prefeito do município, Evaldo Diehl, recebeu José Ivan, especialista em Políticas Públicas e Gestão Ambiental da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis).
 
(Divulgação/Assessoria dos Jogos)(Divulgação/Assessoria dos Jogos)
 
Satisfeito com o resultado dos Jogos, em que o ministério investiu R$ 600 mil e a prefeitura R$ 16 mil, José Ivan mostrou a importância de englobar os cidadãos das mais diferentes etnias no mundo esportivo. “O futebol está incorporado na cultura indígena, na elaboração que os ingleses deram e num modo brasileiro de se apropriar desse esporte. Em todas as aldeias que a gente vai, sempre tem um campo de futebol”, disse.
 
Segundo o especialista, os não indígenas foram reorganizados para o futebol com o crescimento das cidades e a prática ficou restrita aos clubes, que condicionaram o futebol a uma lógica de mercado. “Diferente da minha época, jogado de pé descalço, no asfalto, na quadra, na grama, na terra. E éramos bastante felizes no tempo do Garrincha e do Pelé”, ressaltou.
 
 
O prefeito Evaldo Diehl, que fez questão de ir até a Aldeia Kuikuro para participar dos Jogos do Xingu, ressaltou a importância da parceria entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura de Canarana: “É um orgulho Canarana poder fazer esta festa junto com o Ministério do Esporte e todos os indígenas do Xingu. Quero agradecer pela parceria e também ao secretário municipal de Esportes, que se empenhou para organizar todo este evento”.
 
Futuro
O representante do Ministério do Esporte ainda comentou sobre a possibilidade de realizar um novo campeonato, envolvendo também a participação da etnia Xavante. “É importante o envolvimento de todas as culturas para o fortalecimento da inclusão social”, declarou.
 

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla