Ministério do Esporte Bernardinho fala sobre experiência de liderança durante Café com Incentivo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bernardinho fala sobre experiência de liderança durante Café com Incentivo

Os funcionários do Ministério do Esporte tiveram, na tarde desta quarta-feira (03.07), uma aula de liderança, motivação e trabalho em equipe.  A edição do Café com Incentivo, projeto promovido pela pasta, contou com a presença do técnico da seleção brasileira masculina de voleibol, Bernardo Rocha de Rezende - Bernardinho. Durante o encontro, o medalhista olímpico falou da importância do trabalho em conjunto e destacou a experiência à frente do Instituto Compartilhar, que desenvolve projetos aprovados para captar recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

"Uma equipe é formada por pessoas com objetivos em comum, mas a missão só pode ser atingida com o trabalho de todos. O diferencial de uma instituição está nas pessoas. Grandes obras precisam de pessoas preparadas, comprometidas e transformadoras. Esse conjunto é o que faz o diferencial em qualquer instituição", ressaltou o treinador.

Sobre o Instituto Compartilhar, Bernardinho destacou que um dos objetivos é proporcionar o desenvolvimento humano por meio da prática esportiva, já que o esporte é também um importante instrumento para transmitir lições. "O voleibol é um esporte eminentemente coletivo. Por isso vemos nele uma série de lições importantes. Passar isso para os jovens é, além de ensinar, trabalhar com a auto-estima. As lições fazem os jovens acreditarem que são capazes", afirmou.

O Instituto Compartilhar desenvolve projetos socioesportivos em cinco Estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Apenas em 2012 foram atendidos pelo Instituto mais de três mil alunos. Entre as ações desenvolvidas estão os Núcleos de Iniciação ao Voleibol, projeto executado no Paraná e aprovado pela LIE, que oferece aulas da modalidade para alunos de instituições públicas de ensino. Em quadras e redes adaptadas para cada idade, os alunos aprendem valores de cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia.  Somente no Paraná o projeto atendeu, em 2012, 1,7 mil crianças e adolescentes.

Segundo Bernardinho, o apoio da legislação é importante para que essas iniciativas tenham recursos para serem realizadas. "A única forma de você realmente transformar as iniciativas em uma política pública é por meio de leis de incentivo. Em um país de dimensões continentais, isso só se torna possível com o apoio público. Você pode até colocar um avião no ar, mas ele precisa de combustível para continuar voando. As empresas veêm os benefícios de apoiar, até em relação à visibilidade, e começam a canalizar suas verbas para essas iniciativas", explicou.


O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei é o oitavo convidado que falou para os funcionários do Ministério do Esporte por meio do Café com Incentivo. Já passaram pelo projeto os atletas Flávio Canto, Magic Paula, Joaquim Cruz, Ana Moser, Lars Grael, Gustavo Kuerten e Vanderlei Cordeiro.

"O Café com Incentivo é um momento de troca para os técnicos que trabalham com a Lei de Incentivo. Nós analisamos processos, mas precisamos ter em mente que, por trás destes projetos, há pessoas. Conhecer como cada ação funciona, ajuda a humanizar o nosso trabalho", destaca o diretor substituto do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte do Ministério do Esporte, Paulo Vieira.


Confira as matérias sobre as edições anteriores do Café com Incentivo:

Flávio Canto fala sobre experiência de vida para técnicos do Ministério do Esporte


Magic Paula mostra projetos do Instituto Passe de Mágica durante Café com Incentivo

Joaquim Cruz expõe trajetória de vida no Café com Incentivo do Ministério do Esporte

Ana Moser divide experiência com instituto no Café com Incentivo

Lars Grael mostra trajetória de vida a funcionários da Lei de Incentivo ao Esporte


Gustavo Kuerten participa da segunda edição do Café com Incentivo

Vanderlei Cordeiro inaugura série de palestras para técnicos da Lei de Incentivo


Paula Braga
Foto: Ivo Lima
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla