Ministério do Esporte Por meio da Lei de Incentivo, primeira prova oficial de ciclismo é disputada na zona norte do Rio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Por meio da Lei de Incentivo, primeira prova oficial de ciclismo é disputada na zona norte do Rio

Copa do Rio leva primeira competição de ciclismo para a zona norte do Rio de Janeiro (Foto: Ivo Gonzalez/Tour do Rio)Copa do Rio leva primeira competição de ciclismo para a zona norte do Rio de Janeiro (Foto: Ivo Gonzalez/Tour do Rio)

Pela primeira vez a zona norte do Rio de Janeiro recebeu um evento oficial de ciclismo nacional. Mais do que um evento de alto rendimento, a segunda etapa da Copa do Rio de Janeiro de Ciclismo foi um estímulo à prática da atividade física para a população do bairro Madureira.

Disputado no Parque Madureira no dia 30 de março, com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o evento proporcionou à população o contato com o ciclismo, com atividades também para as crianças, por meio da ação “Adeus, Rodinha”. A iniciativa direcionada à iniciação ao esporte ensinou as crianças de mais de três anos a andar de bicicleta sem apoio, além de sortear cinco bicicletas e distribuir kits para a garotada.

Para o diretor do departamento da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, Paulo Vieira, a ação voltada para as crianças é um dos diferenciais do evento. “A atividade do ‘Adeus, Rodinha’ é fundamental porque ela integra as crianças, fazendo com que participem, além de ajudar a estimular a atividade física e a prática esportiva como um todo no país”, disse.

A competição em Madureira contou pontos para o ranking nacional para a classificação das equipes para o Tour do Rio – maior evento de ciclismo da América Latina – que será disputado no mês de agosto. A terceira etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo será no dia 13 de abril, na cidade de Teresópolis (RJ).  

Foto: Ivo Gonzalez/Tour do RioFoto: Ivo Gonzalez/Tour do Rio


Com a participação de cerca de 300 ciclistas, o título da segunda etapa na categoria elite masculina ficou com Antoelson Dornelles da Silva, da equipe São Francisco Saúde. Na elite feminina, Giovana Cruz Corsi, da equipe Velo Clube de Rio Claro, ficou com o título.

O evento faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e é uma das disputas mais importantes do esporte. Em 2014, conta o patrocínio máster da Bradesco Seguros e patrocínio da IRB Brasil RE, Light, Peugeot, Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte. A prova tem o apoio da prefeitura do Rio de Janeiro e Tour do Rio, e a realização é do Instituto FAÇA, com a supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.

 



Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla