Ministério do Esporte Lei de Incentivo: Vanderlei Cordeiro transmite valores olímpicos a jovens de Campinas (SP)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Lei de Incentivo: Vanderlei Cordeiro transmite valores olímpicos a jovens de Campinas (SP)

Vanderlei Cordeiro de Lima transmite valores olímpicos aos jovens de Campinas  (Foto: Contrapé/Divulgação)Vanderlei Cordeiro de Lima transmite valores olímpicos aos jovens de Campinas (Foto: Contrapé/Divulgação)A medalha Pierre de Coubertin é a maior honraria concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a um atleta. Destinada a pessoas que demonstram elevado grau de esportividade e espírito olímpico durante a disputa das Olimpíadas, o Brasil está no grupo restrito de países que conta com um atleta agraciado com a homenagem:  o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.

De boia-fria no interior do Paraná ao pódio Olímpico em Atenas 2004. O esporte foi a grande escola de Vanderlei Cordeiro. Fora das competições oficiais, o espírito olímpico que acompanhou a trajetória esportiva do ex-maratonista é transmitido agora a crianças e adolescentes da cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Com idade entre 11 e 18 anos, eles têm a oportunidade de experimentar a prática lúdica do atletismo, aliada às atividades educativas e culturais promovidas pelo Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL). A ação é desenvolvida por meio de recursos captados pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Dez anos depois de entrar para a história do esporte mundial, quando liderava com folga a maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas e foi agarrado por um fanático religioso, Cordeiro continua despertando nas pessoas o interesse pelos valores ligados ao desenvolvimento pessoal. O trabalho promovido pelo Instituto é a concretização do sonho do ex-atleta de retribuir tudo o que o esporte proporcionou em sua vida.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

Criado em 2007, o Instituto utiliza desde 2010 recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A entidade atende 230 crianças para desenvolver o talento no atletismo, em corridas de velocidade, meio-fundo, fundo, saltos e arremessos, dando oportunidade para que o jovem possa se revelar tanto atlética como socialmente, contribuindo assim para o desenvolvimento do atletismo regional e nacional.

Atualmente, as atividades funcionam nas dependências da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. A escolinha de atletismo, conhecida como Orcampi, atende crianças vindas de escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas.

Em conformidade com a missão educativa da entidade, entrelaçando-se à ação pedagógica, o jovem encontra a oportunidade de participar de minicursos e de oficinas, oferecidos em módulos mensais ou bimestrais, para que possam identificar suas habilidades e desenvolver competências, como: artesanato; informática; idiomas; literatura; música; e dança.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla