Ministério do Esporte Começa em Diadema (SP) o primeiro Curso de Extensão Esporte da Escola para monitores
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Começa em Diadema (SP) o primeiro Curso de Extensão Esporte da Escola para monitores

A Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) deu início nesta quinta-feira (11.06), na cidade de Diadema (SP), ao primeiro curso de extensão do Esporte da Escola,  do Programa Mais Educação, programa do Ministério da Educação em parceria com o Esporte. Esta atividade era anteriormente denominada Segundo Tempo na Escola.  As três primeiras capacitações do ano beneficiarão 240 monitores, das cidades de Diadema, Taboão da Serra (SP), e Lagarto (SE).

Desde a criação do Programa Segundo Tempo em 2003, o Ministério do Esporte tem trabalhado para integrar a política esportiva educacional com a política de educação, de forma a incentivar a prática esportiva nas escolas. “Ao entender que o caminho para a democratização do esporte é a escola, as duas instituições integraram suas políticas com o intuito de estabelecer as condições mínimas necessárias para viabilizar a oferta do esporte na Escola, integrada ao seu projeto pedagógico, na perspectiva da educação em tempo integral”, afirmou Claudia Bernardo, coordenadora do programa no Ministério do Esporte.



O crescimento exponencial do programa Segundo Tempo possibilitou o atendimento anual de mais de 3 milhões de beneficiados. No entanto, ao analisar o potencial público-alvo do programa, crianças e jovens em idade escolar que não possuem acesso ao esporte, percebe-se o enorme desafio, visto que hoje no país, existem mais de 50 milhões de alunos matriculados nas escolas públicas da educação básica, segundo o censo escolar disponibilizado pelo INEP.

A proposta cresceu e se materializou pela inserção do Segundo Tempo nas escolas do Programa Mais Educação, o qual estabeleceu o esporte e lazer como um macrocampo. E, sendo assim, a inserção do Esporte da Escola qualifica o desenvolvimento de ações de esporte e lazer em função da sua proposta pedagógica, do processo de capacitação e acompanhamento agregados ao programa.

O Esporte da Escola atua no contexto dos direitos e da cidadania. É uma ação social que trabalha com a socialização do conhecimento, formação de hábitos, valores e atitudes. Na fase escolar, o programa apresenta as seguintes potencialidades: incentiva a frequência às aulas; melhora o desempenho escolar; aprimora o senso de responsabilidade; reduz distúrbios de comportamento; estimula hábitos saudáveis e; melhora as relações familiares e sociais.

Em 2013/2014, 20.388 escolas públicas optaram pela atividade “Esporte da Escola/Atletismo e múltiplas vivências esportivas”, ampliando a oferta do esporte educacional e contribuindo para que a política seja cada vez mais democratizada, alcançando o atendimento de cerca de 3.638.267 milhões de crianças de 2.952 municípios em todos os estados e no Distrito Federal.

A atuação da parceria entre os dois órgãos busca articular ações no sentido de qualificar a intervenção pedagógica dos professores/monitores da atividade “Esporte da Escola/Atletismo e múltiplas vivências esportivas. Deste modo, o Ministério do Esporte realiza as ações: cursos presenciais e a distância para professores e monitores; produção e distribuição de material didático-pedagógico e repasse de recursos financeiros para as escolas adquirirem material esportivo.

Confira as datas dos cursos:
 
Diadema (SP) - 11 e 12 de junho
Lagarto (SE) - 17 e 18 de junho
Taboão da Serra (SP) - 23 e 24 de junho


Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla