Ministério do Esporte Ministérios do Esporte e da Educação apresentam programas a gestores durante encontro no Maranhão
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministérios do Esporte e da Educação apresentam programas a gestores durante encontro no Maranhão

Os programas desenvolvidos pelos ministérios do Esporte e da Educação foram apresentados aos secretários municipais do Maranhão durante o encerramento do Encontro Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, neste sábado (07.02), em São Luís. Entre as principais iniciativas desenvolvidas em conjunto entre as duas pastas estão os programas Atleta na Escola e Segundo Tempo/Mais Educação (rebatizado de Esporte da Escola).

Foto: Gabriel Fialho/ MEFoto: Gabriel Fialho/ MESão ações que buscam difundir e democratizar a prática esportiva, segundo Cássia Damiani, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte. “Temos que cuidar dessa fase da iniciação à base. Quem não vai para o alto rendimento continua com a prática esportiva, porque faz bem para a saúde, educa. O Atleta na Escola é um programa novo, vem de 2013, mas já mobiliza mais de 40 mil escolas, junto ao Ministério da Educação. É uma ação que tem papel fundamental para a vivência esportiva na escola e a participação em competições escolares”, afirmou.

O objetivo principal foi o de mostrar aos gestores as ferramentas disponíveis para a captação de recursos e as propostas para o desenvolvimento do esporte educacional, conforme explicou Renausto Alves, assessor da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. “A prática esportiva começa na escola. Esses gestores são responsáveis pelo desenvolvimento do esporte educacional, que tem nas escolas a fonte de fomento aos atletas. É importante que a gente possa mostrar os programas disponíveis e que eles conheçam como e onde buscar recursos.”

A oportunidade de reunir os gestores municipais foi comemorada por Márcio Jardim, secretário de Esporte e Lazer do Maranhão. “Temos que promover uma integração entre o estado e os municípios. Por isso, é importante construir o Sistema Nacional de Esporte e definir os papéis das três esferas de governo. No caso do Maranhão, há uma distância entre nós e os municípios, e a intenção desse evento, com o apoio do Ministério do Esporte, é promover a integração, o diálogo para alinharmos as nossas políticas.”

A primeira meta do secretário maranhense é a de aumentar a participação dos municípios nos Jogos Escolares: “A principal ação da Secretaria de Esporte é o desenvolvimento dos Jogos Escolares. O Maranhão tem 217 municípios, e o maior número de participantes foi de 64. Queremos chegar pelo menos a cem. Entendemos que educação e esporte andam juntos para promover o desenvolvimento e a inclusão social”.

O Programa Atleta na Escola é dividido em duas ações: os Jogos Escolares e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).  As competições são divididas nas faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos e inclui etapas escolares, municipais, estaduais e nacional. Os CIEs serão usados para abrigar talentos identificados nas competições estudantis e dar apoio ao esporte de base.

Gabriel Fialho, de São Luís
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla