Ministério do Esporte Começam as atividades da primeira turma de capacitação virtual para agentes sociais do Pelc e do Vida Saudável
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Começam as atividades da primeira turma de capacitação virtual para agentes sociais do Pelc e do Vida Saudável

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoDepois de encerradas as inscrições para a primeira turma do Curso de Formação a Distancia dos programas Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e Vida Saudável, o Ministério do Esporte iniciou na última sexta-feira (09.10) a capacitação profissional dos 653 agentes sociais e gestores inscritos –  56% são oriundos do Nordeste, 30% do Sudeste e 14% das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. O número de inscritos foi considerado excelente pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis).

A proposta de Educação à Distância (EaD) é voltada para os recursos humanos de todos os convênios vigentes do Pelc e do Vida Saudável. A primeira turma inclui agentes que atuam em 34 convênios (com prefeituras e governos de estado) e termos de cooperação (com universidades ou institutos federais) que já receberam ordem de início das atividades. Também participam da formação on-line representantes de mais 12 parcerias que desenvolveram o primeiro módulo de formação presencial. Além disso, foram disponibilizadas duas vagas para gestores estaduais.

O curso oferecerá módulos obrigatórios e optativos, cada um com duração de 45 dias e com quatro unidades/tema de 30 horas, totalizando 120 horas. A carga horária total será de 180 horas para que o aluno receba a certificação de conclusão.

De acordo com a diretora de Políticas Intersetoriais da Snelis, Andrea Ewerton, a proposta do curso é a concepção e o desenvolvimento de uma ferramenta efetiva para a educação permanente, em nível de extensão. “Trata-se de uma formação em larga escala de gestores de esporte e lazer e dos agentes sociais vinculados ao Pelc e ao Vida Saudável, utilizando metodologias de ensino a distância e de educação para adultos que podem ser utilizadas por diferentes instituições, em diferentes contextos”, explicou.

Conforme a coordenadora geral de Estudos e Pesquisas de Esporte e Lazer, Ana Elenara Pintos, os cursos de capacitação são exemplos práticos de que o Ministério do Esporte tem investido cada vez mais na formação de quadros. “Por meio de cursos no formato presencial e, agora, a distância, nossa meta é contribuir com a qualificação das políticas de esporte e lazer, independentemente de haver no local os programas governamentais Pelc e Vida Saudável”, informou a gestora, ao ressaltar que “cerca de 150 novas vagas serão abertas para inscrição na plataforma ‘e-proinfo’, do Ministério da Educação, a partir de 8 de novembro”.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla