Ministério do Esporte Cidade baiana é pioneira na capacitação de monitores do programa Esporte da Escola
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Cidade baiana é pioneira na capacitação de monitores do programa Esporte da Escola

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoLauro de Freitas, na Bahia, é o primeiro município do país a passar pela capacitação dos monitores do programa Esporte da Escola. A cidade, que fica na região metropolitana de Salvador, recebeu nesta quinta-feira (24.04) a formação presencial oferecida pelo Ministério do Esporte – a segunda etapa de treinamento terá ensino a distância. Depois da Bahia, Rio de Janeiro e Porto Alegre sediarão o curso de formação de monitores voluntários do programa.

A capacitação em Lauro de Freitas termina nesta sexta-feira (25.04) e tem como público alvo cerca de 50 professores que exercem a função de monitores do programa em 51 escolas, sendo 90% acadêmicos de educação física e 10% educadores com experiência no campo esportivo. Os profissionais são responsáveis pelo atendimento de mais de 6.800 alunos.

O Esporte da Escola é uma iniciativa que resulta da parceria entre os programas Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e Mais Educação, do MEC. A formação dos monitores é ministrada pelos consultores da rede de universidades públicas vinculada à Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis).. Em Lauro de Freitas, o curso tem a participação de equipe colaboradora composta por professores de universidades do estado da Bahia.

Representando o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, a diretora do Departamento de Políticas e Programas Intersetoriais, Andrea Ewerton, participou da solenidade de abertura, na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia, na Estrada do Coco. Acompanhada pela coordenadora-geral de Esporte Educacional, Claudia Bernardo, ela deu aos as boas vindas  aos presentes.

Ao ressaltar a importância da capacitação para a universalização do esporte educacional, Andrea destacou o compromisso dos gestores para receber o evento: “O pioneirismo da cidade de Lauro de Freitas é de grande relevância para esta ação” A formação dos monitores é uma realização da Secretaria de Educação e do Ministério do Esporte.

O coordenador do Mais Educação em Lauro de Freitas, Isaías Rocha, explicou que o programa tem como objetivo manter os estudantes em turno integral nas unidades, com um período para atividades acadêmicas e outro voltado à programação esportiva e cultural. “Por isso a necessidade de capacitar monitores que estejam aptos a desenvolver atividades com os alunos no turno inverso ao da sala de aula.”

Rio de Janeiro
O segundo evento de capacitação do Esporte da Escola acontecerá na capital fluminense. Programado para os dias 26 e 27 de abril, o curso vai atender 100 monitores no Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Juan Antonio Samaranch, situado à rua Marcel Proust, 201, no bairro de Santa Teresa.

Porto Alegre
A capital do Rio Grande do Sul receberá sua primeira turma nos dias 8 e 9 de maio, quando serão capacitados 50 educadores na Escola de Educação Física da Universidade Federal do estado (UFRGS).

A formação nacional deve abranger cerca de 30 mil monitores e professores do Esporte da Escola. Os profissionais são responsáveis pela execução da parceria referente à adesão de 2013, que beneficia 3.680.861 estudantes distribuídos em 22.161 escolas públicas de 3.018 municípios em todos os estados do país.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla