Ministério do Esporte Segundo Tempo chega para 1,6 mil alunos da rede municipal de Passos (MG)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Segundo Tempo chega para 1,6 mil alunos da rede municipal de Passos (MG)

Distante 360 quilômetros da capital Belo Horizonte, a cidade de Passos (MG) recebe pela primeira vez o Programa Segundo Tempo (PST) do Ministério do Esporte. A ação, desenvolvida em parceria com a prefeitura, beneficia cerca de 1,6 mil Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgaçãoestudantes da rede pública, garante a massificação do esporte em 16 núcleos regionalizados, e contempla assim crianças e adolescentes de todos os bairros. “A frequência ainda não está em sua totalidade, entretanto estamos aguardando o início do ano letivo para que ela seja integral”, informa o coordenador-geral da parceria, Luiz Flávio Lima dos Santos.
 
Para desenvolver uma das atividades propostas – o skate –, a prefeitura de Passos está finalizando as obras do Centro Unificado das Artes e dos Esportes que, além de quadra poliesportiva, terá em sua infraestrutura a instalação de uma pista de skate especialmente para a garotada do PST, no bairro Coimbra. “O término da obra está previsto para o próximo mês, quando iniciaremos a prática do esporte radical”, ressalta a coordenadora pedagógica, Priscila Ferreira Ajeje, ao acentuar que o programa disponibilizará aos praticantes skate e kit segurança, composto por capacete, joelheira e cotoveleira. 
 
Além do Centro Unificado e das escolas públicas, os núcleos de atendimento passam a funcionar no 12º Batalhão da Polícia Militar, no Centro de Atividade Pró-Menor, nas quadras do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e no Ginásio Poliesportivo Giovanni Maria Ribeiro. Enquanto o começo das aulas de skate é aguardado com grande expectativa pela garotada, meninos e meninas vivenciam a oportunidade de praticar futsal, handebol, basquete, vôlei, atletismo, xadrez e dança.
 
Na primeira semana de atividades do PST, no núcleo do bairro Nossa Senhora Aparecida, no Cras II, por exemplo, os estudantes aproveitaram essa chance. Na unidade coordenada pelo professor Rodrigo de Souza e monitorada  por Vander Luziano Bonfim, alunos como a jovem Andressa Soares Carvalho, 14 anos, não disfarçam a alegria ao participar do futsal, handebol e xadrez. “Eu gostei muito da aula e os professores são muito bons”, aponta. 
 
De opinião não muito diferente de Andressa, o adolescente Fábio Estevam da Silva, 17 anos, diz que foram “muito boas, as aulas”. Letícia de Cássia Reis, 12 anos, é enfática ao afirmar:  “eu gostei, o Segundo Tempo é da hora.” 
 
Nos próximos dias, terá início a distribuição do material esportivo. Os alunos cadastrados receberão camiseta, calção e boné. Cada núcleo será acompanhado por um coordenador formado em educação física e por um monitor (acadêmico). Todos as unidades terão acompanhamento pedagógico e reuniões com os pais no fim de cada semestre, para entregar as avaliações dos alunos.
 
 
Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla