Ministério do Esporte Quarto Centenário (PR) se prepara para receber o Pelc pela primeira vez
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Quarto Centenário (PR) se prepara para receber o Pelc pela primeira vez

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoCom uma população de aproximadamente 4,8 mil habitantes euma história recente de emancipação – há 17 anos -, quando deixou de ser distrito de Goiorê, a cidade de Quarto Centenário, no Paraná, prepara-se para receber, pela primeira vez, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). O município teve projeto contemplado na chamada pública de 2012 lançada pelo Ministério do Esporte, e poderá promover o acesso ao esporte e lazer para a população carente.

A ação virá no formato Pelc núcleo urbano e beneficiará cerca de 400 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, com a prática de balé, ginástica, caminhada, esportes recreativos, basquete, handebol, voleibol, artesanato, pintura em telae, crochê. As atividades serão desenvolvidas no espaço Projeto, no Ginásio de Esportes, no Centro Cultural e na Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Vinculadoà Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte, o Pelc em Quarto Centenário será executado pela Secretaria de Educação do município. A expectativa é as atividades do programa comecem durante as férias de janeiro.

Enquanto isso, o convênio encontra-se em processo de inscrição dos futuros beneficiados. A divulgação está sendo feita pelos gestores da prefeitura nas escolas, igrejas e ruas da cidade,em carros de som.A etapa, iniciada há menos de 10 dias, mostra o quanto a comunidade está consciente sobre a  importância do esporte e lazer na vida dos moradores. O cadastro pode ser efetivado de segunda a sexta-feira, de 8hàs 12h e de 13h às 17h, no Cento Cultural. Já são mais de 200 inscritos,dos quais 50% são demandas de pessoal da terceira idade.

“A população de Quarto Centenário está muito ansiosa e o prefeito Reinaldo Krachinaki, muito feliz com  a chegada do Pelc”, diz a secretária de Educação, Alice Miyashita, ao destacar os inúmeros elogios recebidos pela chegada do programa que terá duração de 14 meses. Foram destinados pelo Ministério do Esporte R$ 171.276,.48, e a contrapartida do município é de R$ 5.789,63.

Capacitação profissional 

A formação dos agentes sociais e coordenadores, primeira etapa estabelecida pelo convênio, foi realizada entre os dias 3 e 6 de novembro, com a presença da formadora do Ministério do Esporte Eneida Feix e da professora Maria Leonor e somou um total de 32 horas. Durante a aberturada capacitação, estiveram presentes o prefeito Reinaldo Krachinski, o presidente da Câmara de Vereadores, Diogo dos Santos, a secretária da Educação, Alice Miyashita, o secretário da Administração, Edilaldo Machado da Cruz, e diretores das escolas municipais e do centro de educação infantil.

 

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla