Ministério do Esporte Aldo Rebelo é recebido com festa na arena dos Jogos dos Povos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aldo Rebelo é recebido com festa na arena dos Jogos dos Povos Indígenas

Foto: Francisco MedeirosFoto: Francisco Medeiros

 

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu nesta quarta-feira (13.11) a Declaração de Mato Grosso, elaborada durante o Caucus Indígena, com todos os princípios que norteiam a realização da primeira edição brasileira dos Jogos Mundiais Indígenas, em 2015. Ao participar das comemorações na arena dos Jogos dos Povos Indígenas, em Cuiabá, o ministro interagiu com índios Terena, durante o ritual da Dança da Ema.

Os Povos Kariri-Xocó, de Alagoas, e os Kuikuro, do Alto Xingu, no Mato Grosso, também participaram do encontro. Junto com o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli, Aldo Rebelo e autoridades receberam colares, cocares, e arcos e flechas dos indígenas. “A população indígena é o elo mais frágil e precisa de maior apoio e maior proteção”, disse o ministro, ao assegurar que a pasta vai garantir o que for necessário para os Jogos Mundiais. A diretora da Snelis, Andréa Ewerton, e o coordenador-geral de Políticas Esportivas indígenas, Rivelino Macuxi, também acompanharam o ministro. 

O ministro visitou ainda a Feira Tradicional de Agricultura Indígena e a Feira de Artesanato, em que apreciou os artigos expostos por várias etnias, conversou com índios expositores o foi fotografado ao lado das lideranças, como o jovem guerreiro Ubiranan Pataxó, que falou para o ministro sobre a sua etnia e seu local de origem, Porto Seguro. Na Feira de Agricultura, Aldo Rebelo recebeu alguns presentes, entre biscoitos de polvilho, mel e uma raiz de inhame com cerca de três quilos.

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, o deputado federal Wellington Dias, a diplomata do Ministério das Relações Exteriores Vera Alvarez, os secretários de Estado de Esporte e Lazer, Ananias Filho, e de Esporte de Cuiabá, Carlos Brito, e os respectivos adjuntos José Guaresqui e Mario Pecora também foram homenageados. A cantora e compositora baiana, Margareth Menezes, apoiadora da causa, também prestigiou o evento e recebeu aplausos da etnia Pataxó, de sua terra.

 

Carla Belizária, de Cuiabá
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla