Ministério do Esporte Em Cuiabá, ministro do Esporte lança 12ª edição dos Jogos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em Cuiabá, ministro do Esporte lança 12ª edição dos Jogos Indígenas

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou nesta sexta-feira (19.04), em Cuiabá, do lançamento da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, evento que será sediado na capital mato-grossense. A cerimônia, realizada no Dia Nacional do Índio, teve a presença do governador do Mato Grosso, Silval Barbosa; do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes; do presidente do Comitê Intertribal, Lisio Lili; de lideranças indígenas e de autoridades.

Os Jogos dos Povos Indígenas acontecerão no Jardim Botânico, na cidade, de 10 a 18 de outubro de 2013, e contará com a parceria do governo de Mato Grosso, da prefeitura da capital e da Universidade Federal do Mato Grosso.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou a importância social e esportiva dos Jogos Indígenas e comentou a relevância dos índios para a formação da sociedade brasileira. "Nós precisamos fazer todo o esforço para reconhecer nossa dívida com as populações indígenas, que ajudaram a criar nosso país", disse. "Os Jogos, mais do que um reconhecimento, são um tributo, uma manifestação de carinho", concluiu.

Os Jogos são uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), e realizados com o apoio do Ministério do Esporte. A edição deste ano deve reunir cerca de 1,6 mil índios representantes de 48 etnias brasileiras. A participação vai superar o recorde da última edição, em Tocantins, em que 1,4 mil índios de 39 etnias marcaram presença. Serão convidados também 16 países das Américas, incluindo o Canadá e a Guiana Francesa.

Encontro com prefeitos
O ministro Aldo Rebelo prestigiou também o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas do Mato Grosso, que tem o objetivo de intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. Mato Grosso é o quarto estado a realizar o evento.


Rafael Brais
Foto: Glauber Queiroz

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla