Ministério do Esporte Recreio nas Férias celebra 10 anos do Programa Segundo Tempo no Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Recreio nas Férias celebra 10 anos do Programa Segundo Tempo no Brasil

O Programa Segundo Tempo (PST) do Ministério do Esporte completa 10 anos. Para comemorar a data, a Secretaria Nacional de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social (Snelis) oferece aos parceiros a oportunidade de realizar o Projeto Recreio nas Férias, intitulado "PST 10 anos - Celebrar com Sustentabilidade". A ação, realizada no período de férias escolares, começou segunda-feira (15.07) e alcançará 13.400 estudantes em 137 núcleos no País. O secretário da Snelis, Ricardo Cappelli, visita na próxima terça-feira (23.07) a cidade de Aquiraz, no estado do Ceará, para conferir de perto a execução do Recreio nas Férias.

A preocupação com a vida na terra é o tema da ação. "Afinal, de que adianta comemorarmos dez anos se não pudermos pensar de modo amplo, na continuidade da vida no planeta, e no quanto todos nós somos responsáveis por ela?", questiona Cappelli, ao explicar que, por esse motivo, a capacitação profissional dos coordenadores e monitores foi direcionada pela Carta da Terra para Crianças, documento elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A versão do documento da Unesco, reduzida e ilustrada foi adaptada pelo Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência (Naia), ONG com sede no Rio Grande do Sul.

Dinâmica do recreio
A proposta do Recreio nas Férias é disponibilizar as crianças e adolescentes do PST, opções de esporte e lazer que preencham o tempo livre da garotada, de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva. "Com o desenvolvimento de atividades lúdicas, esportivas, artísticas, culturais, sociais e turísticas, enfatizamos a valorização do respeito e do companheirismo. Fatores que estimulam participação das famílias e do voluntariado na comunidade", disse.

O Recreio nas Férias prevê atividades para as férias de julho e janeiro. Para este mês, a ação desenvolvida em cada núcleo é semanal, com duração de cinco dias - segunda a sexta-feira, com cerca de 8 horas de duração/dia. Os profissionais foram capacitados e as unidades contempladas também receberam do Ministério do Esporte uniforme (camiseta e boné) e materiais didático, recreativo ou esportivo.

A ideia é que as férias da garotada sejam muito mais alegres e divertidas.  Entre os equipamentos entregues estão bambolês, apitos, bolas, kit mirim de traves de futebol, cones sinalizadores, cordas de pular com manoplas, jogos de dominó, de tacos de madeira com bolinha de borracha e de frescobol.

Programação
O Recreio nas Férias de julho será dividido em dois períodos. Entre os dias 15 e 19, a iniciativa acontece nas cidades de Cafezal do Sul, Lapa e São Miguel do Iguaçu (Paraná),  Campo Grande e Rondonópolis (Mato Grosso), Três Rios (Rio de Janeiro), Ubá (Minas Gerais) e  Araras (São Paulo). De 22 a 25, será a vez de Lima Duarte (MG), Cachoeira do Sul (RS), Aquiraz (CE) e  Pelotas (RS) desenvolverem o projeto.


Balanço do Programa Segundo Tempo
Desde o seu lançamento, em 2003 até o ano de 2012, o programa Segundo Tempo atendeu mais de 6 milhões de crianças e adolescentes expostos a riscos sociais que foram incentivados a praticar esportes em todo o Brasil.  Hoje, estão vigentes 222 convênios do Ministério do Esporte com governos estaduais, municipais e federal, funcionando em 4.232 núcleos em todas as regiões brasileiras. Para este ano, a previsão é que cerca de 2 milhões de crianças e jovens sejam atendidos nos convênios e na ampliação da parceria com o Ministério da Educação junto ao  Programa Mais Educação.

"A parceria Segundo Tempo/Mais Educação passou a se chamar Esporte na Escola e prevê para 2013 a adesão de mais de 30 mil unidades de ensino. Na lista preliminar das inscrições, apresentada pelo MEC, cerca de 25,5 mil escolas já aderiram ao PST . Nossa expectativa é que os planos de avaliação realizados pelo Ministério da Educação sejam concluídos em agosto", prevê Ricardo Cappelli.


Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte


Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla