Ministério do Esporte Ministério e Comitê Intertribal assinam termo para realização dos Jogos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério e Comitê Intertribal assinam termo para realização dos Jogos Indígenas

O Ministério do Esporte, Comitê Intertribal, órgãos e instituições parceiras assinaram nesta sexta-feira (09.08) os termos de compromisso da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. Durante a cerimônia, realizada na data em que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas, oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), também foi apresentado o projeto dos jogos.

O ato foi dividido em dois momentos. Pela manhã, às 10h, a solenidade de abertura ocorreu no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás. Na parte da tarde, às 16h, a programação foi retomada com uma cerimônia cultural e espiritual indígena, marcada pela bênção da terra e da instalação do tronco indígena - símbolo da 12º edição dos jogos. O ato aconteceu no jardim Botânico, no bairro Sucuri.

"Essa solenidade é um momento de honra para todos, momento em que estamos ocupando espaços na cultura e na educação", afirmou o coordenador-geral de Políticas Esportivas Indígenas do ministério, Rivelino Pereira, ao ressaltar a participação de índios estrangeiros nos jogos, uma forma de mostrar a diversidade desse povo, que contribuiu com a formação do país. O governador do estado, Silval Barbosa, disse que trabalhará para que os jogos sejam um megaevento.

Além do governador e do coordenador-geral, participaram da cerimônia o presidente do Comitê Intertribal, Marcos Terena, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e 50 indígenas de várias etnias.

A edição dos Jogos dos Povos Indígenas de 2013 vai reunir 1,6 mil representantes de 48 etnias brasileiras, composta por homens e mulheres, jovens e sábios. O evento terá um caráter internacional. Além dos índios brasileiros deverão participar representantes de 16 países das Américas, incluindo povos indígenas da Europa e Oceania.

Os Jogos dos Povos Indígenas é um projeto de iniciativa indígena organizado pelo Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), desde 1996, com apoio do Ministério do Esporte. Os 12º Jogos dos Povos Indígenas ocorrerão entre os dias 11 e 19 de outubro. O Jardim Botânico, local do evento, será preparado com uma infraestrutura baseada na arquitetura indígena e com conceito sustentável. Além das disputas, haverá a Feira Agrícola Indígena, Mostras de Artesanatos, Literatura e Ciência da Computação.

Cleide Passos
Foto: Josi Pettengill/Secom-MT

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla