Ministério do Esporte Semana do Idoso com esporte e lazer leva alegria aos beneficiados do Vida Saudável
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Semana do Idoso com esporte e lazer leva alegria aos beneficiados do Vida Saudável

Hoje, 1º de outubro, é o Dia Nacional do Idoso. A data será comemorada de forma especial por 280 pessoas da terceira idade atendidas pelo Programa Vida Saudável Municipalizado, em Lapa, no Paraná. Elas aprendem na prática que a alegria, aliada ao esporte e ao lazer, é a fórmula para viver bem e envelhecer com saúde. Fôlego para essa turma não falta. Desde a última sexta-feira (27.09), quando houve um passeio turístico à capital paranaense, Curitiba, os idosos participaram de tarde criativa, com direito a  dança, teatro e poesias, caminhadas coletivas finalizadas com lanche, missa no domingo e aulas de tai chi chuan. As mulheres ainda cuidaram da beleza nas oficinas de maquiagem e manicure. Agora, eles se preparam para novas atividades.

Nesta terça-feira (01.10), a programação começa às 15h. O evento denominado "Tarde entre Amigos" promete muitos momentos de descontração durante as gincanas esportivas e de lazer. O grupo participará de provas coletivas, como equilibrar a peteca sobre a cabeça, empurrar o arco e conduzir em dupla uma bexiga na testa.

Para Roseli Portes, coordenadora do Programa Vida Saudável, conta que toda essa disposição é fruto das atividades de esporte e lazer. "O lema de nossa  turma é: 'não temos idade, temos vida?. Queremos viver mais e melhor", afirma, ao ressaltar que a ocupação diária e as amizades deixam a vida mais feliz.

Um passeio ecológico está programado para quarta-feira (02.10). A prefeitura municipal de Lapa cedeu o transporte para uma viagem a Contenda, cidade vizinha a Lapa. Depois de curtir momentos de descontração, com banho de cachoeira em parque ecológico, os idosos participam de tarde dançantel.

Um ciclo de palestras encerrará a semana do idoso de Lapa. O evento programado para a quinta-feira (03.10) terá como palco o anfiteatro da Secretaria de Educação. Entre as palestras programadas, estão: "Envelhecer bem com qualidade de vida", ministrada pela psicóloga Iris Costa Locatelli, e "Os direitos dos idosos com base no Estatuto",  proferida pelo conselheiro Daniel Alves de Casrvalho.

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) desenvolvido em Lapa conta com 852 beneficiados inscritos, entre os quais 250 são pessoas da terceira idade. O programa, que segue a essência do piloto Vida Saudável, do Ministério do Esporte, com o qual já executou parceria, atualmente é mantido exclusivamente com recursos da prefeitura municipal. Além da oficina de teatro, são desenvolvidas atividades que incluem danças tradicionais, ginástica, esporte recreativo, caminhada, recreação e artesanato.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla