Ministério do Esporte Ministério da Cidadania lança ação para estimular prática de exercícios por idosos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério da Cidadania lança ação para estimular prática de exercícios por idosos

Desde que se se aposentou, Maria de Lourdes de Jesus, de 73 anos, tomou uma decisão que modificou sua vida: praticar exercícios físicos. A idosa participa de uma Associação voltada a esse público em Taguatinga, no Distrito Federal. Ela conta que a sua vida melhorou nesses 13 anos em que passou a se exercitar com frequência. “Eu vou todo dia. Faço capoterapia, pilates e ginástica também. Eu não paro nunca. Ainda vou para o forró. Além disso, tenho muitos amigos”, disse.

Para que mais idosos tenham a mesma oportunidade que Maria de Lourdes, o Ministério da Cidadania lançou, nesta quarta-feira (6.11), em Brasília, o programa Vida Saudável na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. A iniciativa vai oferecer aos municípios capacitação profissional e kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa. Os kits contam com itens como tapetes fitness, cordas de ginástica, caixa de som e jogos, entre outros.

O programa reúne dois projetos do Ministério da Cidadania. O Vida Saudável, da Secretaria Especial do Esporte, e a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Com isso, o programa da pasta esportiva ganha escala. A expectativa é de que os benefícios da parceria cheguem a 460 municípios.

De acordo com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a parceria tem o objetivo de promover o protagonismo da população acima dos 60 anos. “Esse programa é para estimular não só o idoso, mas também os municípios a criarem políticas para eles, principalmente nessa área de atividade física, de inclusão social e no exercício da cidadania”, disse. “Em nenhum momento do ciclo da vida é tão importante o exercício físico como para os idosos. É a partir daí que eles mantêm a vitalidade dos seus músculos, do funcionamento do organismo, do cérebro. Quem está desenvolvendo atividade física todo dia vive mais”, completou.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, participou do evento e elogiou a iniciativa do governo federal. “Isso é dignidade para os nossos idosos e com a ampliação desse Programa de Vida Saudável, é um Brasil diferente que estamos construindo”, afirmou.

Os secretários especiais do Esporte, Décio Brasil, e do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, também estiveram no lançamento do programa. “O investimento em esporte diminui os gastos na saúde e precisamos fomentar atividades que promovam a qualidade de vida para o público idoso. O governo federal entende a importância de investir nesse público e o lançamento de hoje demonstra isso”, disse Décio Brasil. Além deles, a secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, e os secretários especial adjunto do Esporte, Marco Aurélio Araújo, de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Washington Cerqueira, de Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rego, e de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima, também participaram do evento.

Foto: Clarice Castro/ Min. CidadaniaFoto: Clarice Castro/ Min. Cidadania

Inscrição

A adesão ao programa depende de iniciativa das prefeituras, que devem indicar o número de núcleos que pretendem implantar, o setor que ficará responsável pela coordenação do programa e disponibilizar profissionais de educação física para o desenvolvimento das atividades. Os municípios devem garantir, ainda, que o programa seja ofertado à população por pelo menos 14 meses.

A primeira cidade a aderir à iniciativa é São João da Aliança (GO). A prefeitura Débora Rodrigues, formada em Educação Física, aponta o motivo que fez com que a cidade se interessasse pelos kits doados pelo Ministério. “Como professora de Educação Física, me sinto honrada e sei da importância tanto do esporte como da atividade física na vida do idoso, porque, com o passar do tempo, essas pessoas vão tendo limitações, mas é necessário mostrar para elas que essas limitações podem ser superadas. Vamos trabalhar incentivando a prática esportiva e a inclusão e interação social”, afirmou.

Para consolidar a adesão, o município deve baixar no Sistema Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Sisbapi) o Termo de Manifestação de Interesse. O documento deve ser preenchido e assinado pelo prefeito e enviado de volta ao Sisbapi. As inscrições estão abertas até 2 de dezembro. O endereço para as adesões é https://aplicacoes.mds.gov.br/sisbapi/.

Saiba Mais

A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é uma iniciativa do governo federal que fomenta os municípios a implementarem ações para melhorar as condições de vida da população com 60 anos ou mais de idade, por meio de apoio técnico e certificação das cidades e comunidades amigáveis às pessoas idosas. Por meio da Estratégia, o governo federal incentiva as cidades a promoverem ações destinadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população, principalmente das pessoas mais vulneráveis.

A Estratégia divide-se em etapas, que vão desde a adesão dos municípios, criação de conselhos, realização de diagnósticos, elaboração de planos municipais e execução de ações voltadas para um envelhecimento ativo e saudável da população idosa local.

Ascom - Ministério da Cidadania 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla