Ministério do Esporte Primeiro dia da Jornada Esporte Cidadão reúne prefeitos, gestores públicos e empresários em Fortaleza
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Primeiro dia da Jornada Esporte Cidadão reúne prefeitos, gestores públicos e empresários em Fortaleza

O Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, reuniu nesta quinta-feira (05.09), em Fortaleza, dezenas de gestores públicos e empresários na abertura da Jornada Esporte Cidadão. O projeto tem como objetivo disseminar informações de como acessar os programas do governo federal para ampliar o acesso ao esporte a todas as regiões do país. O evento continua nesta sexta-feira (06.09), no Auditório Blanchard Girão da Arena Castelão, onde equipes da Secretaria Especial do Esporte estarão disponíveis para tirar dúvidas e explicar cada programa desenvolvido.

Foto: Taís Rocha/ Ministério da CidadaniaFoto: Taís Rocha/ Ministério da Cidadania

Uma das principais metas da Jornada Esporte Cidadão é municipalizar e democratizar a prática esportiva. Entusiasmado com a iniciativa, o prefeito de Ipaumirim (CE), Geraldo dos Santos, percorreu quase 500km para estar presente e levar o aprendizado aos 12 mil habitantes da cidade. “Um evento dessa natureza auxilia muito a situação dos municípios, que estão com recursos escassos, principalmente os que têm o porte da minha cidade. Enfrentamos dificuldades para acessar recursos e também fazer projetos. Aqui estamos entendendo como podemos aplicar programas e atender nossa comunidade”, contou. O prefeito parabenizou o governo federal e ressaltou: “É tratando as políticas públicas dessa forma que o país vai se desenvolver cada vez mais rápido”.

Secretário Décio Brasil. Foto: Taís Rocha/ Ministério da CidadaniaSecretário Décio Brasil. Foto: Taís Rocha/ Ministério da Cidadania

O secretário especial do Esporte, Décio Brasil, acredita que todo investimento em esporte traz grandes resultados. “O esporte é transformador e entendemos que levando até a ponta, ao município, potencializamos esse trabalho. Hoje tivemos um grande evento, com representantes de várias partes do estado que conseguiram obter o conhecimento necessário para levar os programas até suas cidades”, avaliou.

A medalhista olímpica no pentatlo moderno – bronze nos Jogos de Londres 2012 – e hoje secretária executiva de Esportes de Recife, Yane Marques, é um exemplo de vida transformada pelo esporte. “Existe uma mudança muito grande na trajetória de uma pessoa quando ela vive o esporte. Eu aprendi muito a trabalhar em equipe, a lidar com frustrações...”, afirmou, lembrando-se da carreira de 20 anos. Yane ressaltou ainda a importância dos incentivos federais. “Para realizar o sonho de ser atleta e medalhista olímpica, contei com muito apoio, e foi por conta disso que cheguei até o pódio. Bolsa Atleta, Bolsa Pódio e a Lei de Incentivo ao Esporte são ferramentas transformadoras. Agradeço muito por ter sido uma das beneficiadas.”

Os programas da Secretaria Especial do Esporte foram apresentados ao longo do dia pelos secretários nacionais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Washington Cerqueira; de Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rêgo; de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima; e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Luisa Parente. As políticas públicas esportivas também foram detalhadas pelo diretor do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte (DIFE), Antônio Alcantara, responsável pela Lei de Incentivo ao Esporte, e pelo diretor do Departamento de Infraestrutura do Esporte (DIE), Mario Brasil, que coordena, por exemplo, a entrega das Estações Cidadania.

De Quixeramobim, município que fica a 240km de Fortaleza, o vereador José Wilson Paulino participou do evento e se interessou pelo Seleções do Futuro, da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor. Segundo ele, é um excelente programa que abrange meninos e meninas, crianças e jovens. “A Jornada Esporte Cidadão é uma ótima oportunidade para os agentes públicos. Tudo começa na política pública e é importante sabermos como ter acesso e levá-la para as pessoas. A partir daqui vou buscar implantar o Seleções do Futuro na minha cidade, porque ele impacta a vida dos jovens e a gente sabe que o esporte traz resultados não só imediatos, mas também no futuro”, afirmou.

Galeria de fotos

Jornada Esporte Cidadão - Fortaleza (CE)Jornada Esporte Cidadão - Fortaleza (CE)

As regiões

Segundo o diagnóstico apresentado pelo diretor do DIFE, Antônio Alcantara, as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste são as que menos dispõem de políticas de fomento ao esporte. Somadas, chegam a apenas 7% do total de programas executados pela secretaria. Com base nos resultados do diagnóstico, foi decidido priorizar essas regiões e promover a Jornada nesses locais. As próximas cidades a receber o evento ainda estão sendo definidas, mas serão no Centro-Oeste e no Norte do país. “Queremos que os nossos programas sejam acessíveis a todos os brasileiros, pois o esporte claramente melhora a qualidade de vida e é uma excelente ferramenta de inclusão social. A Jornada cumpre a política pública de explicar e facilitar o acesso a esses programas”.

Satisfeito com o público formado por representantes de diversas regiões do Ceará, Alcantara destacou o sucesso da primeira edição da Jornada. “Cumprimos nosso objetivo de levar conhecimento e ainda formamos um canal de relacionamento com esses municípios. Abrimos espaço e, com certeza, isso renderá muitos frutos”, afirmou. 

» Todo o material do evento está disponível neste link

No fim de setembro, web-aulas também estarão disponíveis no site.

Jessica Barz – Ministério da Cidadania, de Fortaleza

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla