Ministério do Esporte No Senado, secretário adjunto apresenta revisão do Plano Nacional do Desporto
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No Senado, secretário adjunto apresenta revisão do Plano Nacional do Desporto

Foto: Ascom - Ministério da CidadaniaFoto: Ascom - Ministério da Cidadania
A exposição do cronograma do Plano Nacional do Desporto foi a pauta da terceira audiência pública para a discussão da proposta, promovida pela subcomissão permanente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, nesta quarta-feira (14.8). O secretário adjunto da Secretaria Especial do Esporte, Marco Aurélio Araújo, e o diretor de projetos Celso Perlucio foram os convidados da pasta para apresentar o andamento dos trabalhos sobre o plano, que deve sair da secretaria em outubro para percorrer a tramitação normal. 
 
Segundo a Secretaria Especial do Esporte, no dia 30 de agosto o plano, com o texto ajustado, deve ser enviado para o Conselho Nacional do Esporte (CNE) e, no dia 12 de setembro, uma reunião entre as duas instituições será realizada para, em conjunto, finalizar o texto. Para Marco Aurélio Araújo, o esporte é uma das principais ferramentas de inclusão social e por isso as políticas públicas desse setor devem estar bem definidas pelo plano. “Nós queremos trabalhar, desde o município, com ações educacionais, para ter um número maior de crianças e jovens que sejam potenciais atletas. Desde o esporte nas escolas até o alto rendimento, os nossos esforços são de fomentar iniciativas, pois ambos são de extrema importância para a sociedade e o PND chega para definir isso”, afirmou. 
 
“Queremos aprovar o plano o quanto antes, para que possamos nortear nossas ações e obter melhores resultados no esporte em âmbito nacional”, explicou Perlucio. As secretarias nacionais já remeteram as revisões e os principais ajustes. Segundo ele, até o dia 26 de agosto, a diretoria de Projetos deve debater todas as sugestões e finalizar o texto-base do Plano. 
 
O Plano Nacional do Desporto tem por premissa definir as linhas gerais e, ao mesmo tempo, os pontos mais importantes da atuação do poder público na concretização do direito de todos à prática esportiva e no monitoramento de sua aplicação e resultados alcançados. Cabe à medida também o aprimoramento das políticas públicas do setor.
 
Presidida pela senadora Leila Barros, a reunião foi a última do ciclo de audiências que tinham como missão ouvir diferentes atores do setor esportivo envolvidos no processo. Ainda estiveram presentes o diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Rogério Sampaio, o superintendente executivo do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Edson Garcia e o vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto. 
 
Jéssica Barz – Ministério da Cidadania
 
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla