Ministério do Esporte Ministro acompanha apresentação sobre programas da Secretaria Especial do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro acompanha apresentação sobre programas da Secretaria Especial do Esporte

Foto: Francisco Medeiros/Ministério da CidadaniaFoto: Francisco Medeiros/Ministério da Cidadania
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, foi recepcionado, nesta segunda-feira (5), pelo secretário especial de Esporte, Décio Brasil, que conduziu uma apresentação sobre os principais programas da pasta, entre eles, o Bolsa Atleta. Durante a apresentação, o secretário fez um breve histórico dos trabalhos já realizados. “As nossas ações estão diretamente implicadas no objetivo do Ministério da Cidadania, que é fomentar o papel do cidadão pela arte, música e esporte”, afirmou. “Os municípios com maior vulnerabilidade social, conforme apresentado pelo Ministério da Justiça, já contam com ações da Secretaria do Esporte, o que demonstra a integração das pastas”. Já o ministro Osmar Terra lembrou que “o esporte é a vitrine do nosso país”.
 
Os responsáveis pelas secretarias finalísticas do Esporte expuseram os principais eixos e atividades. O secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Washington Cerqueira, explicou que a pasta tem caráter educacional e de promoção da inclusão social. Os principais programas são Segundo Tempo e Forças no Esporte, desenvolvidos em parceria com as Forças Armadas, que juntos totalizam 64 mil beneficiados.
 
Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS):
➣ 313 parcerias firmadas com projetos e programas sociais;
➣ R$ 311 milhões investidos;
➣ 517 mil pessoas beneficiadas.
 
O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rego, falou, por sua vez, da Rede Nacional de Treinamento, que é uma ajuda na preparação dos atletas brasileiros para eventos internacionais, e do Bolsa Atleta, que hoje beneficia 6.199 pessoas. Neste ano, o governo federal anunciou uma recomposição no valor do programa, o que possibilitou dobrar o número de beneficiados. Emanuel acentuou que os resultados demonstram o quanto o programa é eficiente no auxílio à preparação dos atletas, referindo-se ao número de bolsistas participantes dos Jogos Pan Americanos, que chega a 333.
 
Bolsa Atleta: 
➣ 6.199 atletas beneficiados;
➣ sendo 4.873 de modalidades olímpicas e 1.326 de paralímpicas;
➣ R$ 84,5 milhões em investimentos ao ano.
 
Em seguida, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima, disse que a pasta está trabalhando na ampliação de seus projetos. Duas das principais ações para este ano serão a revisão do Estatuto do Direito do Torcedor e da Lei Profut.
 
Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT):
➣ Dez mil crianças beneficiadas pelo Projeto Seleções do Futuro em 43 municípios brasileiros;
➣ 13 convênios ativos;
➣ 444 propostas aprovadas em todo o Brasil para o desenvolvimento de projetos.
 
O ministro parabenizou o trabalho realizado pela Secretaria Especial do Esporte e observou que esse é um eixo que deve ser incentivado e fomentado. “O esporte é uma das principais atividades de prevenção à violência e ao uso de drogas”, alertou. Para Terra, o objetivo atual é direcionar todas as ações de esporte e cultura para o mesmo fim: a oferta de atividades esportivas no contraturno escolar. “Precisamos trabalhar a municipalização. O começo é lá no município, com crianças e jovens que tenham incentivo à prática de esportes e, assim, se tornem cidadãos e, quem sabe, atletas que possam representar nosso país pelo mundo”, destacou.
 
ABCD
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) também é uma divisão da Secretaria Especial do Esporte e foi apresentada pelo secretário substituto, André Siqueira. Apenas em 2019, a ABCD já impactou 73 mil pessoas com ações antidopagem e realizou 3,8 mil testes. Siqueira acrescentou que os principais objetivos da ABCD são proteger o atleta e fomentar a ética no esporte. O Departamento de Incentivo ao Esporte e o Departamento de Infraestrutura e Esporte também expuseram o trabalho desenvolvido.
 
Ao fim do evento, o secretário Décio Brasil entregou uma placa ao ministro, como forma de homenagem e agradecimento.
 
Foto: Francisco Medeiros/Ministério da CidadaniaFoto: Francisco Medeiros/Ministério da Cidadania
 
Jéssica Barz - Minitério da Cidadania
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla