Ministério do Esporte ABCD promove a 27ª Jornada de Atualização e Recertificação de oficiais de controle em São Paulo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

ABCD promove a 27ª Jornada de Atualização e Recertificação de oficiais de controle em São Paulo

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) promoveu, no sábado (13.7), a 27ª Jornada de Atualização e Recertificação de Oficiais de Controle de Dopagem (DCOs) e Oficiais de Coleta de Sangue (BCOs), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

O diretor técnico da ABCD, André Junqueira, ressaltou que, a cada dois anos, os Oficiais de Controle de Dopagem – uma regra da Agência Mundial de Controle de Dopagem (AMA – WADA, na sigla em inglês) para o mundo inteiro – têm que ser recertificados. “É uma atualização para se conhecer as regras novas, terminações novas, e para reavivar alguns conhecimentos que possam estar esquecidos na memória”, disse.

“Fazemos essa recertificação a cada dois anos para manter o controle de dopagem do país em dia. Temos que ter a claridade dos testes, abrangência nacional, e BCOs em quantidade suficiente para se fazer os testes que são necessários. Se ficamos sem oficiais, não fazemos o controle. E, sem controle, a ABCD não tem sentido, já que os pilares que a sustentam são o controle e a educação contra dopagem”, acentuou. 

A jornada foi composta por informações teóricas e práticas, objetivando a atualização e recertificação com eficiência e eficácia dos profissionais que já são certificados pela ABCD. Todo o conteúdo do treinamento foi baseado no Código Mundial Antidopagem e no Padrão Internacional de Testes e Investigações estabelecidos pela Agência Mundial de Controle de Dopagem (AMA – WADA) e nos procedimentos técnicos vigentes na Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem.

Informações acerca do correto preenchimento dos formulários – Formulário de Controle de Dopagem, Relatório Suplementar e Cadeia de Custódia, dentre outros – também foram passadas. A 27ª  jornada foi constituída de parte teórica, seguida de uma prova para avaliar os conhecimentos dos oficiais.

Ascom – Ministério da Cidadania

 

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla