Ministério do Esporte Atleta da Bolsa Pódio conquista medalha de bronze no Mundial de Taekwondo Manchester 2019
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Atleta da Bolsa Pódio conquista medalha de bronze no Mundial de Taekwondo Manchester 2019

O brasileiro Paulo Ricardo de Melo conquistou, nesta quinta-feira (16.05), a medalha de bronze, na categoria até 54 kg, no Campeonato Mundial de Taekwondo. Na Arena Manchester, na Inglaterra, o lutador garantiu a 15ª medalha do país em mundiais e escreveu de vez seu nome na história do esporte nacional.

Com 22 anos e estreando em mundiais, Paulo Ricardo venceu as quatro primeiras lutas até chegar à semifinal, contra Jun Seo Bae, e garantir a medalha de bronze. O atleta recebe o apoio financeiro do programa Bolsa Pódio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Na luta pela vaga na final, o coreano impôs forte ritmo logo no início e mesmo com boas respostas o placar do primeiro round terminou 15 a 8 para Jun Seo. O combate teve fim ainda no segundo período de luta, quando o placar marcava 34 a 18 a favor do coreano, e o arbitro geral marcou a décima falta de Paulo Ricardo, número máximo de infração por combate.

"Não venci na semifinal, mas estou muito feliz com essa medalha, em minha primeira participação em um Mundial. Agradeço todos que torceram pelo meu sucesso e a Confederação, por toda preparação que tivemos. A comissão técnica que não mede esforços para conquistarmos os melhores resultados", disse Paulo Ricardo.

Paulinho venceu na estreia o neozelandês Cole Krech-Watene, por 25 a 2. Na sequência bateu Heiner Oviedo, da Costa Rica, e Seiya Higashijima, do Japão. A vaga na semifinal veio da vitória do brasileiro contra Bailey Lewis, da Austrália.

Nascido em Assú, no interior do Rio Grande do Norte, onde treina e mora, Paulo Ricardo iniciou na modalidade em 2009, no projeto social "Projovem", com o treinador Fabio Lourenço, que comentou sobre o início do trabalho dos dois.

"O projeto era voltado para ações socioeducativas e depois de seu destaque levei-o ao Projeto Taekwondo Escola da Associação, equipe de alto rendimento de nossa cidade. No início, sua movimentação e velocidade se destacavam, mas tinha muita agressividade e tivemos que moldar. Paulo é um guerreiro, andava quilômetros para buscar patrocínios para suas viagens. Foram anos de trabalho para alcançarmos este resultado, que era uma de nossas metas e sonhos. Me sinto muito realizado", disse.

Edival Pontes e Gabriele Siqueira também conquistaram vitórias para o Brasil, mas ambos caíram nas oitavas de finais. Na categoria até 68 kg, Edival venceu o jamaicano, Brandon Sealy, na estreia, por 30 a 5, e Federico González, do Uruguai, na sequência. Porém, no combate contra o polonês, Karol Robak, o brasileiro não conseguiu assumir a liderança do combate muito disputado, que terminou 25 a 24.

No feminino, Gabriele Siqueira levou a primeira luta contra Mereke Zhunussova, do Cazaquistão, mas ao enfrentar Briseida Acosta, do México, na fase seguinte, não conseguiu avançar, na categoria acima de 73 kg.

Com a conquista, o Brasil soma 15 medalhas em Campeonato Mundiais, sendo uma de ouro, quatro de prata e dez de bronze.

Programação do Brasil no Mundial de Taekwondo:

Dia 17/5
Até 57 kg: Sandy Macedo (18 anos)
Até 49 kg: Talisca Reis (29 anos) – 9ª colocada no Ranking Mundial
Até 74 kg: Henrique Precioso (35 anos) - 17º no Ranking Mundial

Dia 18/5
Até 53 kg: Nathalia Dinis (23 anos)
Até 67 kg: Milena Titoneli (20 anos) – 14ª colocada no Ranking Mundial
Até 63 kg: João Victor Diniz (18 anos)
Até 80 kg: João Pedro Chaves (27 anos)

Dia 19/5
Até 62 kg: Caroline Gomes (23 anos)
Até 87 kg: Ícaro Miguel (23 anos) 8º colocado no Ranking Mundial
Acima de 87 kg: Maicon Andrade (26 anos) – 15º colocado no Ranking Mundial

Fonte: Confederação Brasileira de Taekwondo

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla