Ministério do Esporte Confederação propõe inclusão do futebol de mesa em programas da SNELIS
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Confederação propõe inclusão do futebol de mesa em programas da SNELIS

Em reunião na Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) da Secretaria Especial do Esporte, o dirigente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, André Luiz Araújo, e o presidente da Academia Futmesa Ascade (AFA-DF), Rogério Siqueira, apresentaram proposta de parceria para o envolvimento do futebol de mesa nos programas da SNELIS. Na ocasião, o secretário Washington Cerqueira, representado pelo chefe de Gabinete, Sidney Cavalcante, foi convidado a participar do Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, a ser realizado no segundo semestre de 2019, nas cidades do Rio de Janeiro (24 e 25 de agosto) e de Juiz de Fora (19 e 20 de outubro). 

Foto: Nathalia Fernandes/ SNELISFoto: Nathalia Fernandes/ SNELIS

André Luiz Araújo explica que o futebol de mesa é uma prática de baixo custo e de caráter democrático. "O propósito seria transmitir ensinamentos e fomentar a modalidade esportiva com foco na inclusão social, visando ao desenvolvimento de atividades motoras e lógicas, ética e disciplina, sobretudo por meio do fair play", explica o presidente da confederação.

Segundo o presidente da AFA-DF, Rogério Siqueira, o fair play, filosofia que prima pelos princípios morais nos esportes, tem absoluta responsabilidade na formação da pessoa no ambiente esportivo. "É uma das principais ferramentas de solidificação de caráter da pessoa", afirmou. "Além disso, gostaríamos de convidar o secretário Washington Cerqueira para participar do evento, assim como estabelecer um provável envolvimento profissional com a SNELIS, já que vislumbramos a inclusão social por meio do esporte."

O futebol de mesa é um jogo inventado no Brasil na década de 1920 e que, desde 1985, é considerado modalidade esportiva. Praticado com botões de acrílico ou plástico sobre uma mesa, por dois jogadores, pode ser praticado por pessoas de todas as idades. A modalidade é popular em todo o país, com campeonatos nacionais, regionais e estaduais.

Ministério da Cidadania

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla