Ministério do Esporte Seminário em Curitiba debate gestão e políticas para o esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seminário em Curitiba debate gestão e políticas para o esporte

Foi realizado entre os dias 8 e 10 de maio, em Curitiba (PR), o IV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte. O evento faz parte do Projeto Inteligência Esportiva, parceria entre a Secretaria Especial do Esporte e a Universidade Federal do Paraná, e teve como objetivo disseminar conhecimento e expandir a discussão sobre gestão esportiva e políticas públicas para o esporte. 

Na edição 2019, os principais temas do Seminário foram governança e administração do esporte nacional. O diretor do Departamento de Esporte de Base e Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte, Rafael Azevedo, participou da mesa Gestão Pública do Esporte, juntamente com representantes das esferas estadual - Thiago Souza Santana (Secretaria de Estado de Esportes - SEESP/MG) - e municipal - Humberto Panzetti (ABSMEL) - além de Lindberg Aziz Cury Júnior, representante da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.

Rafael Azevedo (D) representou a Secretaria Especial do Esporte. Foto: João Victor Moretti/ Inteligência EsportivaRafael Azevedo (D) representou a Secretaria Especial do Esporte. Foto: João Victor Moretti/ Inteligência Esportiva

"Nesses dias conseguimos valorizar o debate, valorizar as ideias. É este debate que traz o crescimento e o conhecimento. São essas discussões que podem trazer uma mudança efetiva", afirmou Rafael Azevedo. "Tivemos várias mesas e vários palestrantes colocando a visão dos gestores, das entidades e da academia e é esse o objetivo desse tipo de evento. A política pública deve ser feita de forma interativa e com integração", completou.

Paula Gonçalves. Foto: João Victor Moretti/ Inteligência EsportivaPaula Gonçalves. Foto: João Victor Moretti/ Inteligência Esportiva

As confederações esportivas também foram tema de debate, com a participação de Ricardo Trade, da Confederação Brasileira de Basquete (CBB); Geraldo Campestrini, da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); e Marco Aurélio de Sá Ribeiro, da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Os três falaram sobre seus desafios e conquistas recentes e expuseram a realidade das gestões de entidades de administração do esporte de alto rendimento no país.

Outro destaque do seminário foi a participação de Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula, com a palestra Temas Emergentes que Impactam na Gestão das Entidades Esportivas. Paula apontou a importância da união entre os profissionais de várias áreas do esporte e defendeu maior participação das mulheres na gestão e mais incentivos para a qualificação para que possam, de fato, transformar o segmento.

Também houve espaço no evento para apresentação de trabalhos acadêmicos, que servem de subsídios para a melhora no entendimento do esporte nacional. Os anais do evento podem ser acessados no site da Universidade Federal do Paraná (https://eventos.ufpr.br/SIGPE/SIGPE2019) e as palestras estão disponíveis no canal do Youtube do Projeto, em https://www.youtube.com/inteligenciaesportiva

Foto: João Victor Moretti/ Inteligência EsportivaFoto: João Victor Moretti/ Inteligência Esportiva

Fonte: Inteligência Esportiva / Sports Network

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla