Ministério do Esporte Diretor da Snelis expõe trabalho em fórum de gestores esportivos no Rio Grande do Sul
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Diretor da Snelis expõe trabalho em fórum de gestores esportivos no Rio Grande do Sul

O diretor do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Ângelo da França Costa, participou do 1º Fórum Estadual de Gestores Esportivos na sede do Alto Petrópolis do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Diante de 500 pessoas, representando 300 municípios gaúchos, o diretor da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) destacou a iniciativa de discutir a política pública esportiva e destacou a importância de os municípios terem uma maior participação na execução das ações esportivas.

O encontro foi direcionado a gestores esportivos das prefeituras, federações, clubes e associações e discutiu ações e incentivos existentes em prol do esporte, em âmbito regional e nacional. Os Jogos Escolares da Juventude e os Jogos Universitários também estiveram na pauta. O Fórum é promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), órgão recém-estruturado, em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

“O fórum é uma iniciativa importante para reunir todos os gestores municipais, dialogando em uma linguagem harmônica para discutir política pública no esporte em todas as esferas, que priorizem a prática esportiva como meio de transformação. E também foi possível debater e aperfeiçoar a capacidade técnica operacional das parcerias”, explicou Ângelo da França Costa.

João Derly, titular da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, afirmou que “é fundamental contar com o envolvimento da comunidade esportiva para o fortalecimento da política de Estado para o esporte”.

Em sua apresentação, Ângelo da França Costa expôs os programas de incentivo da Secretaria Especial de Esporte, que são implementados no desporto de inclusão, participação e lazer. “O Artigo 217 da Constituição estabelece o desporto educacional como sendo prioritário dentro dos investimentos públicos para o fomento das práticas formais e não formais do esporte, o que evidencia a contribuição da prática esportiva não somente na formação do atleta como na sua formação cidadã”, reforçou. Além disso, ele salientou a relevância dos municípios terem uma maior participação na execução das ações esportivas. “Para que isso se concretize, é necessário aumentar os recursos financeiros destinados às cidades para essa finalidade”, enfatizou Ângelo da França Costa.

Também participaram do 1º Fórum Estadual de Gestores Esportivos o presidente da Famurs, Antonio Cettolin; oo deputado federal Danrlei de Deus; o superintendente do Grêmio Náutico União, Myron Assis Brasil; o gerente de Esporte de Base do Comitê Olímpico do Brasil (COB), André Mattos; o secretário-adjunto de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Jader Maretoli; e o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral.

Nathália Fernandes
Ascom – Ministério da Cidadania  

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla