Ministério do Esporte Maior competição de futebol infantil da América Latina movimenta cidade goiana
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Maior competição de futebol infantil da América Latina movimenta cidade goiana

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

 

Uma fazenda de 200 mil m² foi transformada para realizar os sonhos de crianças que desejam se tornar jogadores de futebol. Até o próximo sábado (20.04), o terreno na cidade de Aparecida de Goiânia (GO) é um verdadeiro "parque temático" com estrutura de ponta para acolher a Go Cup, com a participação de 4,2 mil crianças atletas, em 320 equipes do Brasil e do exterior. São 40 campos de futebol que receberão mais de 300 partidas por dia. O local conta ainda com praça de alimentação, espaço para convivência e loja temática para o maior evento de futebol infantil da América Latina. 

 

Fotos: Breno Barros/ Ministério da CidadaniaFotos: Breno Barros/ Ministério da Cidadania

O secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marco Aurélio Vieira, acompanhou de perto, nesta terça-feira (16.04), as partidas da Go Cup, conheceu a estrutura e o impacto do evento na economia local, onde 25 hotéis da região são beneficiados, com cerca de 15 mil pessoas circulando e consumindo serviços locais durante o período de uma semana.

"É muito importante que competições desta natureza sejam promovidas no país. É uma iniciativa privada, com um sucesso evidente. Ela consegue reunir não só atletas, mas os pais e as famílias durante a Semana Santa. É a sexta edição do evento. Isso mostra o potencial do esporte. O Brasil tem capacidade de realizar este tipo de competição em várias modalidades, mas no futebol é bastante evidente", analisou o secretário Marco Aurélio.

O torneio começou no último domingo (14.04). As finais serão disputadas no próximo sábado (20.04). Nesta sexta edição, o evento conta com partidas das categorias sub7 até sub11. São equipes de 18 estados e do Distrito Federal, dos principais clubes do país, como Grêmio, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Palmeiras, Goiás, Santos, Vasco e Botafogo, além de times de 13 países, como equipes LA Galaxy (Estados Unidos), Benfica (Portugal), Peñarol (Uruguai), Estudiantes (Argentina) e Saint Foot (Japão).

"Toda a estrutura é pensada para atender as crianças da melhor forma e qualidade possíveis. Desde a adaptação das traves ao tamanho do campo, passando pelos espaços de convivências. O evento tem um impacto na economia da cidade, com uma semana de ocupação na rede hoteleira de Goiânia, com cerca de 15 mil pessoas envolvidas, com essas pessoas consumindo em restaurantes e shoppings. Posso dizer que a Go Cup é o maior evento infantil do futebol mundial. Eu nunca fiz propaganda e todos os anos nós crescemos 20% no número de participantes”, revelou Roberto Faria, idealizar do torneio.

Também participam equipes de projetos sociais, 1.000 membros de comissão técnica e 100 árbitros que atuam nas aproximadamente 1.200 partidas que são disputadas durante o evento. Além do futebol, o Go Cup oferece uma atmosfera esportiva e de entretenimento para toda família. O evento conta com uma tenda que promove brincadeiras antigas entre pais e filhos.

Breno Barros, de Aparecida de Goiânia (GO) - Ministério da Cidadania 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla