Ministério do Esporte Por meio da Lei de Incentivo, crianças e jovens participam de atividades esportivas em Mata de São João
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Por meio da Lei de Incentivo, crianças e jovens participam de atividades esportivas em Mata de São João

O Projeto Oportunidade Através do Esporte, viabilizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, proporciona que 150 crianças e jovens sonhem diariamente com um futuro melhor na cidade de Mata de São João, na Bahia. A iniciativa oferece aulas gratuitas de futebol de campo no Centro de Treinamento da Praia do Forte, construído para a Copa do Mundo Fifa 2014.

Para Fernanda Karine Paes, de 17 anos, o projeto garantiu uma mudança de humor e de pensamento relacionado ao futebol de campo. A jovem revela que a atenção dada pelo professor é um dos diferencias do projeto Oportunidade Através do Esporte.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

“O projeto me trouxe muitos benefícios. Eu sou uma pessoa nervosa, mas quando chego na aula me transformo em outra pessoa, fico muito mais calma. Superou todas as minhas expectativas. O professor tem um jeito maravilhoso de trabalhar com a gente. Eu pensava que o futebol era só chutar, mas não é. Aprendi muitas coisas aqui no projeto”, disse.

Nesta quarta-feira (10.04), os alunos receberam, de forma gratuita, pela segunda vez, material esportivo para participar das atividades. Foram entregues camisas, bermudas e meiões. O projeto é executado pela De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio do Tivoli Ecoresorts e da Prefeitura de Mata de São João.

O Centro de Treinamento da Praia do Forte, base da seleção croata durante a Copa, é utilizado pelo Projeto Oportunidade Através do Esporte desde o segundo semestre de 2018. Para Rodrigo Porto, coordenador técnico do projeto, o espaço virou referência em legado e geração de impacto social.

“Aqui em Mata de São João temos um diferencial, que é utilizar um espaço construído para a Copa do Mundo. Isso é o legado que tanto foi debatido ao longo dos últimos anos. O principal é que o CT é utilizado por crianças e jovens que tem a oportunidade de praticar esporte de forma gratuita. É muito importante perceber que o recurso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte é utilizado para gerar transformação social para aqueles que mais precisam”, destacou.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O projeto é destaque na Bahia e chamou a atenção do cantor Felipe Pezzoni, que apadrinhou a iniciativa. O vocalista da Banda Eva, um dos grupos musicais mais tradicionais de Salvador, já visitou o núcleo, conversou com os alunos e destacou a iniciativa em suas redes sociais.

Existente há mais de quatro anos, o Oportunidade Através do Esporte é referência em desporto educacional e já beneficiou mais de 5.000 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Projeto Oportunidade Através do Esporte


 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla