Ministério do Esporte Secretaria Especial do Esporte e Atletas pelo Brasil debatem criação de banco de dados unificado para aprimorar gestão esportiva
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretaria Especial do Esporte e Atletas pelo Brasil debatem criação de banco de dados unificado para aprimorar gestão esportiva

O secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marco Aurélio Vieira, e integrantes da organização sem fins lucrativos Atletas pelo Brasil se reuniram nesta terça-feira (02.04), em Brasília, para debater a criação de uma ferramenta unificada de banco de dados com informações abrangentes e atualizadas do setor esportivo, público e privado.
 
Na oportunidade, Nelson Aerts, diretor do Atletas pelo Brasil, e Silvia Gonçalves, coordenadora da entidade, apresentaram detalhes do Rating Integra, sistema utilizado pelo setor privado na avaliação e melhoria na gestão administrativa das entidades esportivas.
 
Reunião com diretores do Grupo Atletas pelo Brasil (Foto: Francisco Medeiros/Ministério da Cidadania)Reunião com diretores do Grupo Atletas pelo Brasil (Foto: Francisco Medeiros/Ministério da Cidadania)
 
“Vamos criar um grupo de trabalho para debater a integração do sistema, para o acesso universal e garantir suporte para o aperfeiçoamento das entidades esportivas. A proposta é trabalhar com tecnologia, criar um grande Big Data do esporte, integrado, sem barreiras, atualizado e de fácil acesso. Assim, a tecnologia garantirá o suporte à nossa missão estratégica de aperfeiçoar o esporte nacional”, explicou secretário Marco Aurélio Vieira.
 
“No primeiro momento, teremos que criar indicadores de alto rendimento, de esporte social, de marcos legais e de instalações esportivas. Com as informações, podemos cruzar os dados para gerar eficiência e economia aos cofres públicos”, acrescentou o secretário especial do Esporte.
 
A ferramenta Rating Integra nasceu da necessidade de criar indicadores para o Pacto pelo Esporte – acordo entre empresas patrocinadoras do esporte brasileiro que tem o objetivo de contribuir para a cultura e a prática de governança, integridade e transparência do segmento. O pacto, que conta com 32 empresas privadas signatárias, é promovido pela Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e LIDE Esporte, com apoio de uma empresa de advocacia.
 
“O Rating Integra é uma ferramenta demandada pelo Pacto pelo Esporte. Teve a adesão do COB, do CPB e do CBC, que estão juntos no comitê gestor e acreditam que a ferramenta pode ser indutora na melhoria do esporte como um todo, não só no investimento privado”, disse a coordenadora da entidade, Silvia Gonçalves.
 
Silvia explica que atualmente a ferramenta é voltada para entidades que desejam buscar patrocínio de empresas privadas e garante ao patrocinador uma segurança no momento de investir no esporte. “As entidades entram na ferramenta, realizam uma autoavaliação, que gera um relatório, e decidem fazer ou não a inscrição na ferramenta do Rating. Quando se inscrevem, é demandada uma certificação elaborada por um certificador independente, que garante uma nota para a gestão da entidade.”
 
Breno Barros – Ministério da Cidadania
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla