Ministério do Esporte Secretário Marco Aurélio Vieira visita o COB e conhece o Laboratório Olímpico
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretário Marco Aurélio Vieira visita o COB e conhece o Laboratório Olímpico

Um dia depois de visitar a sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e acompanhar o sorteio dos grupos da Copa América 2019, o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marco Aurélio Vieira, visitou nesta sexta-feira (25.01), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O secretário almoçou com o presidente do COB, Paulo Wanderley, e assistiu a uma apresentação sobre a preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Tóquio 2020. Ao lado de diretores do COB, Marco Aurélio Vieira conheceu também detalhes da gestão que começou no final de 2017.

O secretário Marco Aurélio Vieira, com o diretor do COB Jorge Bichara à frente e o presidente Paulo Wanderley ao fundo. Foto: Mauro Vieira/Ministério da CidadaniaO secretário Marco Aurélio Vieira, com o diretor do COB Jorge Bichara à frente e o presidente Paulo Wanderley ao fundo. Foto: Mauro Vieira/Ministério da Cidadania

O secretário foi informado sobre todo o planejamento da entidade para a participação do país nos Jogos Pan-Americanos de Lima, entre 26 de julho e 11 de agosto, principal evento do ano para a delegação olímpica do país. A competição no Peru contará com disputas em 39 modalidades, das quais 12 serão classificatórias para os Jogos de Tóquio.

Desde 2017, o COB adotou novos modelos corporativos batizados de Programa GET (Gestão Ética). “Nossa administração hoje está toda baseada em um tripé formado por austeridade, transparência e meritocracia”, resumiu Paulo Wanderley.

O COB apresentou as ações previstas para 2019 e detalhou sua Política de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, o trabalho visando a equidade de gênero, a educação e a prevenção à dopagem, o Instituto Olímpico Brasileiro, o Congresso Olímpico e o Projeto Transforma.

Marco Aurélio Vieira e Paulo Wanderley, em frente à sede do COB e, ao lado, durante reunião na entidade. Fotos: Mauro Vieira/Ministério da CidadaniaMarco Aurélio Vieira e Paulo Wanderley, em frente à sede do COB e, ao lado, durante reunião na entidade. Fotos: Mauro Vieira/Ministério da Cidadania

O Congresso Olímpico será realizado em 13 de abril, em São Paulo, e tem como objetivo comunicar e compartilhar informações com os principais agentes do esporte nacional, de modo a criar uma comunidade coesa em torno do desenvolvimento no setor no país. Já o Transforma é uma iniciativa de cunho social que visa contribuir na formação de um conceito mais amplo de cidadania baseado nos valores olímpicos.

Laboratório

Na sequência, Marco Aurélio Vieira visitou as instalações do Parque Aquático Maria Lenk, que abriga o Centro de Treinamento do Time Brasil, e conheceu o Laboratório Olímpico do COB. Em seu terceiro ano de funcionamento, o laboratório desenvolve o acompanhamento dos atletas de alto rendimento do país. Os exames se fundamentam em parâmetros que consideram o conhecimento científico, a saúde e a performance, além do suporte de desenvolvimento, para que os representantes do Brasil nos principais eventos esportivos internacionais possam chegar ao ápice de rendimento.

Com base nos resultados dos exames realizados no Laboratório Olímpico, técnicos e suas comissões das diversas modalidades podem desenvolver planos de treinamentos mais eficientes que, em última instância, vão influenciar o resultado dos atletas e podem fazer a diferença entre ficar ou não fora do pódio.

O secretário, no encontro com atletas da seleção brasileira de ginástica artística. Foto: Mauro Vieira/Ministério da CidadaniaO secretário, no encontro com atletas da seleção brasileira de ginástica artística. Foto: Mauro Vieira/Ministério da Cidadania

Ao final da visita, Marco Aurélio Vieira encontrou-se com os atletas da seleção brasileira masculina de ginástica artística, que esta semana fazem um camping de treinamento no CT Time Brasil, ao lado do Maria Lenk. O secretário conversou com vários atletas, entre eles o campeão olímpico em Londres 2012 e prata no Rio 2016, Arthur Zanetti, e os medalhistas no Rio 2016 Diego Hypolito e Arthur Nory.

“Cumprimento o COB pelo desenvolvimento e tenho certeza de que este ano será muito bom para o esporte brasileiro”, afirmou o secretário. “O Brasil está evoluindo bastante. Desde o tempo da Olimpíada que eu tenho acompanhado, e a evolução tem sido vista principalmente na área de gestão, na administração e no próprio treinamento”, avaliou Marco Aurélio Vieira.

Do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Magalhães
Ascom – Ministério da Cidadania

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla