Ministério do Esporte Em Natal (RN), Operação Praia Limpa tem grande adesão de atletas dos Jogos Escolares da Juventude
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em Natal (RN), Operação Praia Limpa tem grande adesão de atletas dos Jogos Escolares da Juventude

Em parceria com a ONU Meio Ambiente, a ONG Mares Limpos e o Idema, o Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude promoveu a Operação Praia Limpa na manhã desta quinta-feira (22.11), na praia de Ponta Negra, em Natal (RN). A ação faz parte do programa de Sustentabilidade do evento e teve como objetivo sensibilizar os participantes e a população sobre os riscos da poluição em praias e mares.

Foto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COBFoto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COB

Liderada pela ativista ambiental e defensora Mares Limpos pela ONU Meio Ambiente, Fe Cortez, a Operação Praia Limpa contou ainda com a participação do gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito, e outras autoridades. Dezenas de atletas participantes dos Jogos Escolares da Juventude, 38 alunos da Escola Estadual José Fernandes Machado, além do professor e influenciador digital Rodrigo Sacramento, e banhistas que se sensibilizam com a causa, também ajudaram na coleta.

Fe Cortez falou aos presentes sobre a importância do engajamento de todos nessa causa, lembrou que a campanha Mares Limpos da ONU é mundial e alertou sobre as 8 milhões de toneladas de plástico tirados dos mares e oceanos do planeta anualmente.

“Estou muito feliz em ver a preocupação do COB com o meio ambiente. O lixo é um grande perigo para toda a vida marítima, peixes, tartarugas, golfinhos, baleias, pinguins e dessa forma para toda a vida no planeta. Se continuarmos assim teremos mais plástico do que peixes nos nossos mares e oceanos do que água. Pedaços de plástico pequenos como canudos, restos de copos são ingeridos pelos animais, além de não serem reciclados, por que não tem valor de mercado”, disse Fe Cortez.

Todos os participantes da ação receberam sacolas retornáveis, luvas e bonés.  A operação ainda orientou a população em geral e os turistas sobre práticas sustentáveis. Todo o lixo foi recolhido pela COOCAMAR - Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis.

“O meio ambiente é um dos pilares do Movimento Olímpico. Nossa preocupação com as questões ambientais é crescente e tanto organizadores, quanto atletas, árbitros, voluntários, todos os participantes dos Jogos Escolares da Juventude estão engajados nessa causa. Nos Jogos Escolares da Juventude ela pode ser vista não só na Operação Praia Limpa como também na eliminação de canudos e copos descartáveis nas instalações e no Centro de Convivência dos Jogos, ao evitarmos o desperdício de comida e no destino dos resíduos aos locais apropriados”, disse Kenji Saito.

Foto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COBFoto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COB

Alunos- atletas participantes dos Jogos Escolares da Juventude de 19 estados participaram da ação.  “Esse tipo de ação raramente acontece no Rio. Mas a gente faz a nossa parte e por isso estamos aqui”, afirmou Ana Beatriz Alves, de 16 anos, da equipe carioca de luta olímpica. Os 38 alunos da escola Machadão, de Ponta Negra, entre 8 e 12 anos estavam acompanhadas das professoras Silvia Beatriz e Honara Silva e também participaram da atividade.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Comitê Olímpico do Brasil

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla