Ministério do Esporte Esporte e Educação caminham juntos nos Jogos Escolares da Juventude Natal 2018
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Esporte e Educação caminham juntos nos Jogos Escolares da Juventude Natal 2018

A cada edição dos Jogos Escolares da Juventude, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) convida diversos atletas consagrados para serem Embaixadores do evento. Em Natal (RN), o programa foi ampliado e passou a receber também educadores. Ao longo dos 14 dias da maior competição estudantil do país, os professores Carol Mendonça (língua portuguesa) e Rodrigo Sacramento (matemática) têm a missão de orientar os atletas em suas disciplinas com uma abordagem atual, diferente do modelo tradicional das escolas, tirando dúvidas e solucionando problemas de uma forma bem divertida no Centro de Convivência do evento. 
 
“A iniciativa é mais uma ação do COB voltada à formação dos jovens, mostrando que esporte e educação devem sempre caminhar juntos. Além da revelação de talentos para o esporte olímpico brasileiro, o objetivo dos Jogos Escolares da Juventude é contribuir para a inserção social e o fortalecimento da cidadania de todos os jovens participantes”, disse André Mattos, coordenador-geral dos Jogos Escolares da Juventude.
 
Foto: Ana Patrícia/COBFoto: Ana Patrícia/COB
 
Carol Mendonça é fundadora do projeto de ensino online “Português para Desesperados”, que conta atualmente com mais de 300 mil seguidores nas redes sociais e é colunista de rádio no Rio de Janeiro. A professora está vibrando com a oportunidade de falar para cerca de 5 mil alunos-atletas em Natal. 
 
“O esporte e a educação caminham juntos, mas eu acho que eles deveriam andar agarrados. Sem o respaldo da educação, dificilmente o atleta consegue ir muito longe. Então, é muito importante ter essa referência no período de formação desses jovens. O esporte e a educação são ferramentas de libertação dessa nova geração”, disse Carol Mendonça, professora de língua portuguesa, especializada na área de preparação para concursos. “A receptividade da garotada aqui é incrível e está sendo um prazer muito grande fazer parte disso tudo. O evento está maravilhoso e é uma honra ser embaixadora dos Jogos Escolares”, completou a professora.
 
Rodrigo Sacramento é graduado em licenciatura matemática na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e também ministra aulas nos principais colégios e cursos pré-vestibulares mais bem ranqueados no Enem. Apresenta também o canal Plantão do Matemático, no YouTube. “Acho fundamental essa interação entre esporte e educação que está sendo proposta pelos Jogos Escolares. Enquanto essa garotada compete, eles estão tendo oportunidade de aprender mais sobre matemática e português, que são e serão essenciais para a vida deles”, afirmou Sacramento. “Me sinto muito lisonjeado de ser pioneiro nesse projeto, ensinando matemática para esses jovens. Eles estão extremamente interessados no conteúdo que estamos passando”, disse.
 
Além da participação de Rodrigo Sacramento e de Carol Mendonça, o Programa Cultural e Educativo dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2018 realiza apresentações de grupos de dança, capoeira, folclore local e hip hop, entre outras atrações. O evento trabalha também o conceito de ‘mindfulness’ (atenção plena ao que estamos fazendo no momento), com exercícios e dicas práticas para o desenvolvimento dessa habilidade nos jovens participantes. No Centro de Convivência, são realizadas ainda oficinas do pensamento, com jogos, enigmas e brincadeiras.
 
Foto: Wander Roberto/Exemplus/COBFoto: Wander Roberto/Exemplus/COB
 
O Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB, vai levar alunos de escolas municipais de Natal para interagirem com as atrações do Centro de Convivência dos Jogos, dias 19, 20 e 23. Além disso, a Operação Praia Limpa, em conjunto com a ONU Meio Ambiente, vai realizar uma ação de limpeza da praia de Ponta Negra, no dia 22. 
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
 
Fonte: COB
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla