Ministério do Esporte Jogos Universitários Brasileiros 2018 são abertos com 3,5 mil pessoas em Maringá
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogos Universitários Brasileiros 2018 são abertos com 3,5 mil pessoas em Maringá

“Mais rápido, mais alto, mais forte”. Foi citando o Lema Olímpico, criado pelo Barão Pierre de Coubertin para os Jogos Olímpicos da era moderna, que o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, declarou, na noite desta segunda-feira (05.11), aberta a 66º edição dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs 2018. A Cerimônia de Abertura foi realizada no Ginásio Chico Neto, na Vila Olímpica da cidade sede.

Sob olhares de mais de 3,5 mil atletas e espectadores, a cerimônia contou com apresentação de cheerleading, bateria universitária e do grupo de pagode Sempre Tem, além do tradicional desfile das delegações. O ex-nadador e vencedor de quatro medalhas olímpicas Gustavo Borges conduziu a tocha pelo ginásio. “A alegria é grande e participar de um evento que junta educação e esporte é uma honra para mim”, afirmou Gustavo Borges, padrinho da Fase Final do JUBs.

Atletas das 27 delegações que disputaram o JUBs 2018 participaram da cerimônia de abertura. Foto: Alzir Lima/CBDU Atletas das 27 delegações que disputaram o JUBs 2018 participaram da cerimônia de abertura. Foto: Alzir Lima/CBDU

A atleta Isabela Maria Araudi foi quem recebeu das mãos de Gustavo Borges a tocha que acendeu a Pira Olímpica. “Foi uma experiência incrível poder representar meu estado nessa edição, ainda mais recebendo a tocha das mãos de um grande atleta”, disse a estudante, que participa pela terceira vez dos Jogos Universitários. Ela joga Handebol há mais de 17 anos e nesse que pode ser seu último JUBs Isabela reconhece que fechou com chave de ouro.

Quem também aproveitou a cerimônia de abertura foi a estudante de Educação Física Elora Maciel, da delegação do Goiás. Ela, que recebeu a última edição do JUBs em casa, diz que a abertura já dá um gás na competição “Deu para matar a saudade do JUBs em Goiânia e, claro, renovar os ânimos após doze horas de viagem, que com certeza valeram a pena”.

No esporte, Elora também é técnica da categoria de base da Força Atlética Estácio de Sá e já incentiva as alunas a participarem dos Jogos Universitários: “As atletas ainda são novas, em média 15 anos, mas já incentivo elas a participarem quando estiverem na Universidade porque sei que vale a pena”, ressaltou a atleta, que disputa seu segundo JUBs.

Cenário Perfeito

Além do prefeito de Maringá e do secretário municipal de esportes, Valmir Fassina, o presidente da Federação Paranaense do Desporto Universitário – FPDU, Ney Mecking, também participou da cerimônia de abertura. Em seu discurso, Ney deu as boas-vindas aos atletas, técnicos e dirigentes das 27 delegações que desembarcaram no Paraná para competir em 15 modalidades.

O Presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU, Luciano Cabral, afirmou que, pelo sucesso da cerimônia de abertura, a expectativa é que a 66ª edição do JUBs se consolide como uma das melhores já realizadas: “Maringá tem uma excelente infraestrutura esportiva e acolheu muito bem o evento. Um exemplo disso é a população envolvida aqui na cerimônia”, ressaltou.

Foto Alzir Lima/CBDU Foto Alzir Lima/CBDU

Ele ainda comentou o alto nível que o novo formato dos Jogos Universitários Brasileiros, adotado esse ano, permite. “Os atletas que aqui chegam são os melhores em termos de resultados esportivos, por já terem passado por fases anteriores. Agora, o cenário se desenha como perfeito para que a gente realize uma das melhores edições do JUBs”, conclui o presidente.

Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla. Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Para conferir os regulamentos, boletins e mais informações sobre a Fase Final, acesse o link.

Fonte: CBDU
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla