Ministério do Esporte Websérie Incentive Sonhos retrata mudanças de vida potencializadas pela Lei de Incentivo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Websérie Incentive Sonhos retrata mudanças de vida potencializadas pela Lei de Incentivo

"Uma lei de incentivo a sonhos reais". A frase de Gustavo Kuerten, presidente de honra do Instituto Guga Kuerten (IGK), resume o objetivo da websérie Incentive Sonhos, lançada nesta terça-feira (30.10) pelo Ministério do Esporte: mostrar projetos que usam a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) para proporcionar mudanças de trajetórias de vida. Composta por oito episódios, incluindo vídeos, textos e fotos, a série com foco nas mídias sociais mostra a capilaridade, o alcance e as manifestações esportivas fomentadas pela LIE em modalidades como surfe, tênis, vôlei, basquete, judô, remo, boxe e futsal.

Os vídeos já estão no canal do Ministério do Esporte no Youtube e os episódios completos, com reportagem de apoio e fotos, serão publicados todas as terças e quintas-feiras no site e nas redes sociais do Ministério do Esporte e do rededoesporte.gov.br. Com a divulgação, a pasta pretende aumentar o interesse e o engajamento de patrocinadores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, e estimular mais entidades esportivas a apresentarem projetos ao Departamento de Fomento e Incentivo ao Esporte (Dife).

"A Lei de Incentivo potencializa sonhos. Na verdade, é a partir dela que a gente começa a sonhar, através da ajuda, com alguém te apoiando", afirmou o campeão mundial de surfe Gabriel Medina, responsável por um projeto da modalidade em Maresias (SP) que oferece gratuitamente, para 33 jovens de 9 a 16 anos, estrutura na parte técnica, física e médica, além de garantir aos atletas aulas de idiomas e de informática.

A Lei de Incentivo ao Esporte está em vigor desde 2007. Ela permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda (IR) em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. Empresas podem destinar até 1% desse valor e ainda acumular com investimentos proporcionados por outras leis de incentivo. O teto para pessoas físicas é de 6% do valor devido ao IR. Só em 2017, 1,2 milhão de pessoas foram beneficiadas de forma direta por projetos aprovados via LIE.

Diversidade e inclusão

"Na minha vida, ajudou tanto no aspecto físico, na parte da minha deficiência, como no meu psicológico, na forma de pensar". A frase é do estudante Matheus Alexandre, de 13 anos, sobre o projeto Remar é muito mais que um esporte, do Instituto Remo Meu Rumo. A iniciativa funciona na Raia Olímpica da USP, em São Paulo (SP). O instituto surgiu com a missão de facilitar a inclusão, viabilizando a prática de remo e canoagem adaptados para promover o desenvolvimento físico, psíquico e social.

Já o Arquearia Indígena foi pensado para aumentar a autoestima dos povos indígenas da Amazônia, contribuir para a formação de atletas de alto rendimento e fortalecer a equipe brasileira de tiro ao arco. Funciona em Manaus (AM) desde 2015 e usa recursos da Lei de Incentivo. "Por meio do projeto consegui entrar no esporte e através do esporte consegui bolsa na faculdade. Hoje posso representar o Amazonas e o Brasil", disse Graziela Santos, conhecida como Yaci em sua comunidade. Ela termina neste ano o curso de ciências contábeis. Nos Jogos Sul-americanos de Cochabamba 2018, na Bolívia, Graziela voltou com duas medalhas de ouro.

A série Incentive Sonhos foi listada entre as melhores em quatro categorias do Rio Web Fest, maior festival do Brasil para esse tipo de produção. A websérie é finalista com "Melhor Série de Diversidade", "Melhor Fotografia", "Melhor Diretor (não ficção)" e "Melhor Série Brasileira". O resultado será conhecido em 18 de novembro, último dia da 4ª edição do Rio Web Fest, que tem início no dia 15. A festa de premiação será na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Publicação dos episódios da websérie Incentive Sonhos:

30.10.18
Projeto Instituto Gabriel Medina 2018, do Instituto Gabriel Medina

1º.11.18
Projeto Remar é Muito Mais do que Um Esporte, do Instituto Remo Meu Rumo

06.11.18
Programa Campeões da Vida, do Instituto Gustavo Kuerten (IGK)

08.11.18
Projeto Arquearia Indígena, da Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco)

13.11.18
Projeto Oportunidade Através do Esporte, da Organização Social De Peito Aberto

15.11.18
Projeto Magic Hands, da Associação Desportiva para Deficientes (ADD)

20.11.18
Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte, do Minas Tênis Clube

22.11.18
Projetos "Reação Escola de Judô" e "Reação Olímpico", do Instituto Reação

Rafael Brais - rededoesporte.gov.br

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla