Ministério do Esporte Semana de eventos nos saltos ornamentais em Brasília terá Campeonatos Brasileiros e Curso de Árbitros e de Treinadores
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Semana de eventos nos saltos ornamentais em Brasília terá Campeonatos Brasileiros e Curso de Árbitros e de Treinadores

A semana será agitada em Brasília para os atletas e técnicos dos saltos ornamentais. Entre os dias 1 e 4 de novembro serão realizados os Campeonatos Brasileiros dos Grupos C e D, competições mais importantes das categorias de base da modalidade. As provas serão realizadas no Centro de Excelência de Saltos Ornamentais, localizado no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), das 9h às 12 e das 14h às 17h, todos os dias e a entrada será gratuita.

Paralelamente às competições, a organização promoverá dois eventos voltados para os treinadores que estarão na capital para os Campeonatos Brasileiros. O primeiro será um Curso de Árbitros, ministrado por Lorena Lacerda, árbitra internacional da Federação Internacional de Natação (FINA), entidade responsável por administrar competições internacionais nos desportos aquáticos.

Oscar Urrea, Ricardo Moreira e Junbai Li, no Centro de Excelência de Saltos Ornamentais da UnB. Foto: DivulgaçãoOscar Urrea, Ricardo Moreira e Junbai Li, no Centro de Excelência de Saltos Ornamentais da UnB. Foto: Divulgação

O segundo será um Curso de Treinadores de Saltos Ornamentais de Alto Nível, ministrado pelos técnicos estrangeiros Junbai Li, da China, e Oscar Urrea, da Colômbia, que trabalharão em Brasília por um período de dois anos, no Centro Olímpico da UnB, com salários pagos por meio de um convênio realizado com o Ministério do Esporte.

Junbai Li é um jovem técnico chinês de apenas 26 anos, mas que possui no currículo quatro anos de experiência como treinador, sendo dois deles na China e dois na Indonésia. Como atleta, treinou por dez anos no Centro Nacional da China e integrou por seis anos a Seleção Chinesa de Saltos Ornamentais, uma das mais fortes do mundo na modalidade.

Já o colombiano Oscar Urrea, de 43 anos, atuou nos últimos 12 anos como técnico da Seleção Colombiano de Saltos Ornamentais. Como treinador, integrou a equipe olímpica da Colômbia nos Jogos de Pequim 2008 e Rio 2016 e viu seu time ser finalista olímpico em provas individuais e sincronizadas. Conquistou também medalhas em Jogos Pan-Americanos e etapas do Grand Prix da FINA.

Ambos os cursos serão certificados pela Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais. O curso de árbitros será realizado entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro e o curso de Técnico, entre os dias 3 e 5 de novembro. Os interessados em participar podem fazer a inscrição enviando um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Nesta quarta-feira (31.10), um coquetel de boas-vindas será oferecido aos participantes dos cursos, a convidados e à imprensa, às 18h30, no Espaço GPS, no Shopping Iguatemi. Representantes do Ministério do Esporte, o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Celso Giacomini; o diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento, Diego Tonietti; e o coordenador-geral de Rede Nacional de Treinamento e Cidade Esportiva, Daniel Barbosa, participarão do coquetel.

“Acredito que a contratação desses dois treinadores será um divisor de águas para os saltos ornamentais brasileiros. Eles têm muita experiência, estão motivadíssimos, chegam com um contrato de dois anos, o que é um ótimo período. Acho que nossos atletas e também nossos técnicos têm muito a aprender a partir de agora. O nível técnico de nossos atletas tende a aumentar bastante”, elogia Ricardo Moreira, coordenador-geral do Centro de Excelência de Saltos Ornamentais da UnB, referindo-se a Junbai Li e a Oscar Urrea.

“Sobre os Campeonatos Brasileiros, eles reunirão cerca de 50 atletas até 13 anos, de seis estados (DF, SP, RJ, PB, PA e GO), e essas são competições muito importantes, pois é daqui que saem os talentos que serão trabalhados para chegar à seleção brasileira e defender o país nos grandes campeonatos do circuito internacional e em competições como os Jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas”, ressalta Ricardo Moreira.

Investimento

Inaugurado em 2014, o Centro de Excelência de Saltos Ornamentais da UnB é fruto de um investimento de R$ 1,9 milhão do Ministério do Esporte, empregados para a compra de equipamentos e contratação de profissionais que atuam no treinamento de atletas de diversas categorias, da base ao alto rendimento.

Atualmente, 70 atletas, a partir de 6 anos até integrantes da seleção brasileira de saltos ornamentais, treinam no local, que é referência internacional na modalidade. Além de base de treinos para a seleção brasileira, o Centro de Saltos Ornamentais recebeu, em 2018, atletas do Peru e do Chile e receberá, até o fim do ano, uma delegação do Canadá.

Ascom - Ministério do Esporte
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla