Ministério do Esporte Reunidos em São Tomé e Príncipe, ministros de Esporte das nações lusófonas confirmam Timor-Leste como sede dos Jogos da CPLP em 2020
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Reunidos em São Tomé e Príncipe, ministros de Esporte das nações lusófonas confirmam Timor-Leste como sede dos Jogos da CPLP em 2020

Representantes dos governos dos nove integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estiveram reunidos em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, na quinta (20.07) e na sexta-feira (21.07) para a XI Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto. O encontro na ilha da África Ocidental teve como principais objetivos expandir os programas multilaterais de cooperação, fortalecer a união das nações lusófonas e buscar propostas para resoluções de problemas enfrentados pelos jovens nas áreas de educação, emprego, empreendedorismo, integração social e participação política.

 

Foto: Abelardo Mendes Jr/MEFoto: Abelardo Mendes Jr/ME

Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste assinaram um documento final que traz resoluções como as seguintes:

- Declaração de 2019 como Ano da CPLP para a Juventude;

- Confirmacão de Timor Leste, na Ásia, como país-sede da 12a edição dos Jogos Desportivos da CPLP, em 2020;

- Confirmação de Angola como país-sede da IX Bienal de Jovens Criadores da CPLP, em 2019;

- Reforço às conclusões da XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada esta semana na Ilha do Sal, em Cabo Verde, relativas à importância da mobilidade e circulação - com mecanismos facilitadores para a população jovem - no espaço da Comunidade, enquanto instrumento para o melhor conhecimento mútuo dos países e da progressiva construção de uma cidadania lusófona;

- Apoio da Conferência de Ministros a Portugal diante da organização dos Jogos Mundiais do Desporto para Todos, em Lisboa, em 2020;

- Passagem da presidência da Conferência do ministro da Educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, para o ministro da Juventude e Desportos de São Tomé e Príncipe, Marcelino Leal Sanches.

"Agradeço a cada um de nós presentes aqui nesta reunião, e também ao conjunto de pessoas que trabalharam durante os últimos anos para o desenvolvimento do desporto e em prol dos Jogos da CPLP, a serem realizados nos próximos dias aqui em São Tomé. Felicito São Tomé e Príncipe e hoje podemos confirmar que o país é, sim, capaz de realizar eventos esportivos. As dificuldades e barreiras eram muitas, mas estamos mostrando que é possível. Agora precisamos usufruir desses Jogos", afirmou o ministro português Tiago Brandão Rodrigues.

Marcelino Sanches destacou que seu país trabalhará com afinco nos próximos anos. "Com determinação de sempre, estou certo que São Tomé e Príncipe ajudará a encontrar boas soluções para superar os obstáculos. Sobre os Jogos da CPLP, posso dizer que verdadeiramente o que importa é o convívio entre a juventude. Esta festa desportiva da lusofonia celebra o fortalecimento de amizade e solidariedade entre a juventude dos estados-membros", afirmou o ministro são-tomense.

"Estamos há dois anos neste debate e vimos o esforço de São Tomé e Príncipe. A solidariedade entre os países foi uma das maneiras encontradas para superar as barreiras citadas pelo ministro português. E todos nós estamos contentes por participarmos com nossas delegações dos Jogos da CPLP, que pela primeira vez estão sendo realizados em São Tomé. Sozinhos talvez sejamos fracos, mas juntos certamentes somos fortes", afirmou Leandro Cruz, ministro do Esporte do Brasil.

Jogos da CPLP

 

São Tomé também recebe a 11ª edição dos Jogos Desportivos da CPLP, com atletas sub-17 dos nove países em disputas de cinco modalidades: vôlei de praia, atletismo, futebol, basquete 3x3 e taekwondo - sendo que também haverá provas paralímpicas de atletismo. Neste sábado, a partir de 18h (14h de Brasília) será realizada a cerimônia de abertura do evento. O Brasil participará das competições de atletismo, futebol, vôlei de praia e basquete 3x3.

» Acompanhe a cobertura dos Jogos da CPLP na rededoesporte.gov.br

Abelardo Mendes Jr, de São Tomé
Ministério do Esporte 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla