Ministério do Esporte Leandro Cruz conhece em Rostov escola que é uma fábrica de campeões olímpicos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Leandro Cruz conhece em Rostov escola que é uma fábrica de campeões olímpicos

Fotos: Paulo Rossi/MEFotos: Paulo Rossi/ME
 
São 80 anos de tradição esportiva. A Escola da Reserva Olímpica, em Rostov, cidade do sudoeste da Rússia que recebeu o primeiro jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, é uma fábrica de talentos. Foram formados em  suas salas de aula 62 medalhistas olímpicos – 22 deles subiram ao lugar mais alto do pódio. A título de comparação, o Brasil, em toda a história dos Jogos Olímpicos, conquistou 128 medalhas, sendo 30 de ouro. Esse exemplo de sucesso no esporte educacional recebeu nesta segunda-feira (18.06) a visita do ministro do Esporte, Leandro Cruz, que esteve em Rostov para assistir à estreia brasileira no Mundial.
 
Leandro Cruz foi recebido pelo ministro dos Esportes da Região de Rostov, Samvel Arakelyan, e pelo diretor da escola, Andrey Shlyapnikov. O ministro brasileiro conheceu parte da estrutura do colégio, que tem 505 alunos a partir dos 10 anos. “É uma grande satisfação ser apresentado a um modelo de ensino que une a formação clássica e o treinamento esportivo. Temos muito a aprender com a experiência russa.”
 
Para ingressar na Escola da Reserva Olímpica e ter acesso a uma estrutura de excelência em 28 modalidades, o aluno precisa mostrar aptidão e resultados esportivos. “Quando o jovem chega aqui, sabe que se trata de um lugar de formação olímpica. Nossos resultados nos dão o direito de dizer que somos uma fábrica de campeões”, definiu Arakelyan, que também é treinador de remo, com direito a ouro olímpico. 
 
O ministro brasileiro conversou com alunos-atletas de esgrima, presenciou um treino de pentatlo moderno e chegou a distribuir autógrafos no pátio externo e no campo de futebol. “Dentro do Parque Olímpico da Barra, já temos centenas de crianças praticando modalidades como judô, wrestling e ciclismo. Mas precisamos aprimorar a formação esportiva em escolas clássicas, oferecendo treinamento de alto rendimento”, avaliou Leandro Cruz.
 
O diretor Andrey Shlyapnikov destacou a tradição brasileira em artes marciais e modalidades de praia: “Seria muito interessante estabelecer uma parceria, uma troca de experiências”, sugeriu. Arakelyan completou: “A alegria típica do brasileiro é um exemplo a ser seguido, no esporte e na vida”.
 
Mesmo que não chegue ao pódio, o aluno da Escola da Reserva Olímpica terá garantido, ao se graduar no ensino médio, um diploma técnico de educação física. “Abrimos no ano passado o curso superior. Agora participamos da vida dos nossos estudantes dos 10 aos 21 anos”, disse o ministro russo. 
 
Também participaram da visita o embaixador do Brasil na Rússia, Antonio Salgado, o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, André Argôlo, a secretária da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Denise Cunha, o vice-ministro regional de Finanças, Evgeniy Mamichev, e o deputado federal Maxim Shchablykin, coordenador do grupo de amizade parlamentar Brasil-Rússia.
 
Paulo Rossi, de Rostov (Rússia)
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla