Ministério do Esporte Em Moscou, encontro internacional entre ministros do Esporte discute combate à manipulação de resultados
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em Moscou, encontro internacional entre ministros do Esporte discute combate à manipulação de resultados

O ministro do Esporte, Leandro Cruz, participou, na manhã desta quinta-feira (14.06), em Moscou, na Rússia, de encontro internacional para troca de informações sobre práticas legais e políticas na luta contra a manipulação de resultados em competições esportivas. O evento, organizado em parceria pelo Conselho da Europa e o Ministério dos Esportes da Federação Russa, reuniu ministros e autoridades esportivas de países como Rússia, Brasil, Portugal, Bulgária, Marrocos, Islândia, Sérvia e Eritreia, além de representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
 
Foto: Pedro Ramos/MEFoto: Pedro Ramos/ME
 
Para Leandro Cruz, reuniões desta natureza são importantes para o intercâmbio de ideias e a divulgação de práticas adotadas entre as nações. “São trocas de opiniões e de experiências que muito ajudam o esporte brasileiro. Durante a Copa teremos vários encontros com esse, várias oportunidades de trocas com os diversos países aqui presentes”, apontou o brasileiro. 
 
“Para nós, esse evento é um desafio significante. Ficamos oito anos envolvidos na preparação da Copa. Tenho certeza de que todos vão desfrutar. Vários ministros do esporte estão aqui para discutir temas importantes e vamos aproveitar o encontro para trocar experiências sobre boas práticas. Espero que não seja a única reunião sobre isso, que outras mais aconteçam”, disse o anfitrião da conferência, o ministro dos Esportes da Rússia, Pavel Kolobkov. 
 
 
Foto: Pedro Ramos/MEFoto: Pedro Ramos/ME
 
Um dos assuntos em pauta foi a reafirmação da importância da Convenção de Macolin. Batizada com o nome da cidade suíça que sediou o acordo, a Convenção é considerada pelo Epas (acordo esportivo do Conselho Europeu que viabiliza a cooperação entre as autoridades de seus estados membros) o mais promissor mecanismo de combate à manipulação de resultados no continente.
 
Desde a sua adoção, em 2014, a Convenção de Macolin já foi ratificada por Portugal, Noruega e Ucrânia, além de já ter um compromisso por escrito de adesão de outros 30 países. Cinco ratificações, no mínimo, são necessárias para que o tratado entre em vigor. Para dirigentes do Epas, a Convenção é a única regra de direito internacional sobre o assunto existente atualmente.Ministro Leandro Cruz (ao alto, no centro), ao lado do embaixador do Brasil em Moscou, Antonio Salgado, e do secretário de Estado do Desporto e Juventude de Portugal, João Paulo Rebelo (abaixo, à esquerda), na abertura da CopaMinistro Leandro Cruz (ao alto, no centro), ao lado do embaixador do Brasil em Moscou, Antonio Salgado, e do secretário de Estado do Desporto e Juventude de Portugal, João Paulo Rebelo (abaixo, à esquerda), na abertura da Copa
 
Jogo de abertura
Após o seminário internacional, o ministro Leandro Cruz acompanhou, a convite do governo russo, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo e o jogo inaugural, entre Rússia e Arábia Saudita, no Estádio Luzhniki.
 
Ao lado do embaixador do Brasil em Moscou, Antonio Salgado, e do secretário de Estado do Desporto e Juventude de Portugal, João Paulo Rebelo, o ministro brasileiro conferiu a goleada de 5 x 0 dos anfitriões do Mundial.
 
"A Rússia mostrou que tem uma boa equipe, e o resultado é um justo complemento à alegria que vemos no povo russo por receber o mundo inteiro na Copa", afirmou Leandro Cruz.
 
Pedro Ramos, de Moscou, na Rússia – www.esporte.gov.br
 

 

 
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla