Ministério do Esporte Ministério do Esporte reforça o peso da governança nas entidades durante o Seminário Nacional de Formação Esportiva, em Indaiatuba (SP)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte reforça o peso da governança nas entidades durante o Seminário Nacional de Formação Esportiva, em Indaiatuba (SP)

Integrantes do Ministério do Esporte participaram, nesta quinta-feira (30.11), do III Seminário Nacional de Formação Esportiva, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, em Indaiatuba (SP). Participaram do evento, que termina nesta sexta-feira (1.12), o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Rogério Sampaio, e Raimundo da Costa Santos Neto, diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento da pasta.

O seminário teve como tema principal o Programa de Formação de Atletas Olímpicos e Paralímpicos da entidade. Além disso, o evento promoveu debates sobre governança e integridade nos clubes esportivos, além de uma avaliação dos campeonatos brasileiros interclubes, entre outros.

Foto: Comitê Brasileiro de ClubesFoto: Comitê Brasileiro de Clubes

“O CBC realiza anualmente alguns eventos e esse, para nós, foi o principal, já que nossa participação aqui foi levar o máximo de informações às entidades filiadas ao CBC para que elas possam fazer jus aos recursos públicos”, afirmou Rogério Sampaio.

“O CBC vem tomando a dianteira e ocupando um espaço de liderança no que diz respeito a essas regras de governança junto às entidades filiadas a ele. O CBC foi a primeira entidade a apresentar ao CNE (Conselho Nacional do Esporte) os documentos que comprovam a forma como foram utilizados os recursos da Lei Agnelo/Piva e foi a primeira entidade a aprovar isso no CNE. Isso mostra que o CBC tem se estruturado nesse sentido e essa postura contribui para o desenvolvimento do esporte no país”, prosseguiu o secretário.

Diversas personalidades do esporte brasileiro participaram do seminário, entre elas Paula Gonçalves (Magic Paula), representante do Atletas pelo Brasil; André Heller, da Comissão de Seleção do CBC; Luísa Parente, gerente de Esportes Terrestres do Clube de Regatas do Flamengo; Emanuel Rego, gerente de Esportes Olímpicos do Fluminense Football Club; além de Lars Grael, superintendente de Relações Institucionais do CBC.

Após participar do painel “Governança e Integridade nas Entidades de Prática Esportiva”, coordenado por Lars Grael, Raimundo Neto fez uma avaliação do evento. “Nós falamos sobre as medidas que o ministério está tomando para que entidades componentes do Sistema Nacional de Desporto se adequem às práticas de governança previstas na Lei Pelé e na Lei de Acesso à Informação”, explicou Neto.

“A receptividade foi ótima e depois do painel várias pessoas me procuraram para dizer que esperavam uma mensagem do ministério nesse nível há anos. Percebi que existe um movimento, tanto da CBC quanto de outras entidades, no sentido de que o modelo adotado hoje em relação à governança precisa ser revisto. O ministério é protagonista nesse processo de mudança e saio do seminário com uma expectativa muito boa de que esse processo seja irreversível”, encerrou o diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

Luiz Roberto Magalhães - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla