Ministério do Esporte Parque Olímpico receberá Campeonato Brasileiro de Futebol em cadeira de rodas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Parque Olímpico receberá Campeonato Brasileiro de Futebol em cadeira de rodas

Nos dias 28 e 29 de outubro, a Arena Carioca 2 do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, recebe o ‘VI Campeonato Brasileiro de Futebol em Cadeira de Rodas’. O evento, com entrada franca, é de iniciativa da Associação Brasileira de Futebol em Cadeira de Rodas (ABFC). Também conhecida como Power Soccer e com competidores de ambos os sexos, a modalidade tem chances de se tornar paralímpica no ano de 2024. A ideia é que cerca de 100 atletas entrem em quadra nesse fim de semana.

“Esta competição no Brasil é importante porque mostra a seriedade com que o esporte é tratado, e isso aumenta a chance de se tornar modalidade paralímpica”, explica o atleta Darci Jr. O campeonato, reconhecido e patrocinado pela Fédération Internationale de Powerchair Football (FIPFA), também pretende estimular o interesse de novos adeptos à prática da modalidade.

Modalidade permite a participação simultânea de homens e mulheres. Foto: FipfaModalidade permite a participação simultânea de homens e mulheres. Foto: Fipfa

Para o presidente da Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), Paulo Márcio Mello, essa é mais uma atividade importante no calendário do Parque Olímpico. “Toda ação de inclusão social é bem vinda. Especialmente aquela que traz benefícios específicos através do esporte paradesportivo, como por exemplo, o desenvolvimento de potencialidades físicas e sociais aos atletas com algum tipo de deficiência”, disse o presidente.

Já para o presidente da ABFC, Marcos Antônio Santos, a cessão da arena por parte da AGLO representa uma oportunidade de os cadeirantes utilizarem o que há de mais moderno em termos de estrutura. “Ter a chance de realizar o campeonato num lugar que entrou para a história do Rio e é referência no esporte é algo enriquecedor para qualquer atleta”, agradeceu.

O fim de semana promete emoção na disputa entre as quatro equipes: Clube Novo Ser Power Soccer (primeiro time de Futebol em Cadeira de Rodas da América Latina) do Rio de Janeiro, ADESUL – Noho Power Football de Fortaleza/CE, o novato Blue Angels Power Soccer de Rio Claro/SP e o Rio de Janeiro Power Soccer (RJ).

Como funciona

Disputado por duas equipes com oito jogadores (quatro em quadra, com três na linha e um no gol), o Power Soccer é dividido em dois tempos, de 20 minutos cada. A bola tem 33cm de diâmetro, maior em comparação à bola oficial de futebol tradicional, que possui entre 21 e 22 cm. Os atletas dirigem as cadeiras de roda motorizada e aplicam os golpes na bola com a própria cadeira. Não existe impedimento e as cadeiras não podem ultrapassar a velocidade de 10km/h.

Fonte: AGLO

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla