Ministério do Esporte Ministro do Esporte anuncia investimento no Espírito Santo e destaca formação do cidadão
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte anuncia investimento no Espírito Santo e destaca formação do cidadão

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, cumpriu nesta quinta-feira (28.09) agenda institucional nas cidades de Viana, Cariacica e Vitória, no Espírito Santo. Junto com o anúncio de investimento em infraestrutura esportiva, Picciani deu destaque para as oportunidades geradas pelos novas instalações e a importância da prática do esporte para a formação dos jovens. As atividades foram acompanhadas pela senadora Rose de Freitas, pelo reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes; por prefeitos; deputados estaduais.

Fotos: Francisco Medeiros/MEFotos: Francisco Medeiros/ME

Na cidade de Viana, o ministro participou da cerimônia de assinatura de convênio para construção da Praça da Juventude na cidade, no bairro Vale do Sol. A Praça da Juventude é uma área para convívio da comunidade, onde são realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias.

Para o ministro Leonardo Picciani, espaços públicos como esses são fundamentais para os jovens conhecerem os valores do esporte. "A Praça da Juventude é um local para convivência, para busca de novos talentos e, acima de tudo, para formação de cidadãos melhores", disse.

O prefeito de Viana, Gilson Daniel, agradeceu a construção do novo equipamento e também destacou os benefícios que o esporte traz para a população. "Nossa parceria com o Ministério do Esporte vai trazer desenvolvimento para uma região carente. Ficamos muito felizes de poder oferecer mais uma opção de esporte para os moradores de Viana", afirmou.

Depois de Viana, o ministro seguiu para Cariacica, onde visitou as obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) da cidade, no bairro Itacibá. O CIE integra atividades físicas e prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. "Queremos concluir 91 centros até o final de 2018. É um equipamento fantástico que, bem gerido, será um sucesso total. Independente de as crianças sair daqui atletas de alto rendimento, sairão cidadãos", disse o ministro do Esporte.

Para o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Junior, o esporte tem um poder muito grande de inclusão social e desenvolvimento regional. "Hoje estamos mostrando que o crescimento da região passa por nós, pelas cidades metropolitanas. Agradeço a presença do ministro e o apoio para o desenvolvimento da nossa cidade, explicou Juninho, que é ex-jogador de futebol. "O esporte é inclusivo e eu sou fruto disso. Aqui (no CIE) nós vamos formar cidadãos", afirmou o prefeito.

Vitória

Na capital do Espirito Santos, o ministro Leonardo Picciani participou, na reitoria do Ifes, da apresentação do Projeto-Piloto Iniciação à Modalidade Esportiva. O programa vai oferecer prática esportiva para jovens de 06 a 21 anos, prioritariamente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que estejam matriculados na rede pública de ensino.

As modalidades do programa serão definidas de acordo com a característica das regiões, equipamentos e profissionais envolvidos. A iniciativa também vai fomentar esportes menos conhecidos no país, como badminton, rúgbi, luta livre e outros.

O ministro destacou o conceito do novo programa, que está em fase final de elaboração dentro do Ministério do Esporte. "Queria falar da nossa alegria e da nossa certeza de que hoje damos um passo significativo para construir um programa que será referência para o país. Ele une iniciação ao esporte, inclusão social e conteúdo educacional", apostou.

Para o reitor do Ifes, Denio Rebello, o programa se une à vocação do Ifes de educar para a vida. "Obrigado por acreditar no Instituto Federal do Espírito Santo. É uma proposta muito interessante, para atender a comunidade na formação do cidadão. Temos certeza que esse projeto será um grande sucesso", comentou.

A senadora Rose de Freitas, que destinou emendas parlamentares para projetos do Ministério do Esporte no Espírito Santo, ressaltou o esporte como peça fundamental na formação do cidadão e na construção de um futuro mais saudável para os jovens. "O ministro veio aqui ao Espírito Santo, falou nossa língua e se sensibilizou com as obras em nossos municípios. Essas iniciativas são muito importantes, pois a juventude precisa muito do esporte", afirmou.

Rafael Brais - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla