Ministério do Esporte Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) é inaugurado em Maringá
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) é inaugurado em Maringá

No último domingo (17.9), a cidade de Maringá (PR) teve a entrega oficial das obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Jardim Paulista III. Resultado de um investimento de R$ 3,4 milhões do Ministério do Esporte, a estrutura segue o modelo 1, com terreno de 2.500m² e área construída de 1.600m², formada por um ginásio poliesportivo e reversível com arquibancada para 177 lugares. Além disso, há áreas de apoio, como sala de professores e técnicos, administração, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público.

Os CIEs são um dos principais legados deixados pelos Jogos Rio 2016 para o esporte de base em todo o país. No momento há 220 contratos ativos, em 210 cidades, em um investimento total de R$ 787,5 milhões de recursos federais.

Inauguração do espaço foi comemorada com jogos válidos pela Copa Unimed de Handebol. Foto: Cary Bertazzoni/PMMInauguração do espaço foi comemorada com jogos válidos pela Copa Unimed de Handebol. Foto: Cary Bertazzoni/PMM

A entrega oficial das obras em Maringá contou com a presença do prefeito Ulisses Maia, de secretários municipais e de coordenadores de áreas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp). A cerimônia reuniu ainda o deputado federal Enio Verri; os vereadores Mário Verri, Do Carmo, Carlos Mariucci e William Gentil; lideranças do bairro, amigos e familiares do homenageado, o professor Veldocir Roque Amboni, que dá nome ao complexo esportivo.

O prefeito Ulisses Maia destacou o potencial de Maringá na revelação de atletas nas mais diferentes modalidades esportivas, e enfatizou o empenho em ofertar espaços com essa finalidade. "O esporte tem extrema importância em nossa gestão. Vamos aumentar o orçamento de 2018 para o setor e lembro que estamos implantando estrutura de lazer com campinhos de futebol em 30 espaços públicos da cidade", afirmou.

CIE de Maringá conta com sala de professores e técnicos, administração, vestiários, enfermaria e academia, entre outros espaços. Foto: Cary Bertazzoni/PMMCIE de Maringá conta com sala de professores e técnicos, administração, vestiários, enfermaria e academia, entre outros espaços. Foto: Cary Bertazzoni/PMM

Já o secretário municipal de Esportes e Lazer, Valmir Fassina, explicou que o ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte do Jardim Paulista III - com moderna quadra poliesportiva, de 40 metros por 20m de dimensão e iluminação com 33 refletores de 1.000 watts - será utilizado também como o 16º centro esportivo disponibilizado para a comunidade maringaense. "A administração entende que o município carece de estruturas de boa qualidade para desenvolver o trabalho de iniciação de novos atletas e, agora, com a revitalização do Complexo Esportivo e Cultural Brinco da Vila, na Vila Operária, e do Centro Social Urbano na Vila Morangueira, Maringá passa a ter o 16º centro de formação de talentos e de atendimento à comunidade", disse.

O vereador Mário Verri sublinhou a importância da prática esportiva como elemento de integração social e de estímulo a uma vida mais saudável, especialmente entre jovens. "Tenho certeza de que este centro esportivo vai cumprir essa função", declarou.

O ato também representou a inauguração do campo de futebol, dotado de alambrado e vestiários, que foi implantado com recursos próprios do município no mesmo terreno do complexo.

Homenagem

O Centro de Iniciação ao Esporte recebe o nome do professor Veldocir Roque Amboni, que durante vários anos ensinou a prática de esportes e educação física aos alunos da rede municipal de educação.

Ao representar os familiares presentes ao evento - o pai, Nelson Amboni; a mãe, Antonia Amboni; os irmãos, Rogério e Vanderlei; as filhas, Jordana e Giovana e a neta, Mariana - a esposa do homenageado, Geni Amboni, lembrou que "o professor Roque sempre foi um apaixonado pelo esporte e grande incentivador da formação de novos talentos para que o município sempre fosse bem representado nas competições esportivas e em todas as modalidades".

Durante todo o dia, a inauguração do Centro de Iniciação foi comemorada com a realização de vários jogos válidos pela Copa Unimed de Handebol. Ao mesmo tempo foi desenvolvida uma série de atrações para a comunidade, com brinquedos infláveis, jogos de recreação, pintura facial, escultura em balão e distribuição de pipoca e algodão-doce para as crianças.

O Centro de Iniciação ao Esporte do Jardim Paulista III está localizado à Rua Francisco Dias de Aro, esquina com a Rua Júlia Oliboni, s/nº. (CP)

Fonte: Prefeitura de Maringá 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla