Ministério do Esporte Nos Jogos Escolares, ações educativas da ABCD disseminam conscientização ao #JogoLimpo no esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Nos Jogos Escolares, ações educativas da ABCD disseminam conscientização ao #JogoLimpo no esporte

O Departamento de Informação e Educação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) promove, durante os Jogos Escolares da Juventude em Curitiba, a campanha #JogoLimpo. O trabalho de conscientização é realizado de forma lúdica para os estudantes com idade entre 12 e 14 anos. No estande montado no Centro de Convivência, no Ginásio de Tarumã, os atletas aprendem sobre os valores éticos e morais do esporte, o respeito aos adversários, a honestidade e a disciplina.

Foto: Breno Barros/rededoesporte.gov.brFoto: Breno Barros/rededoesporte.gov.br

Os estudantes têm a oportunidade conhecer o trabalho realizado tanto pelo Ministério do Esporte quanto pela ABCD. O espaço conta com mesa de operação, que serve para explicar todo o processo de controle de dopagem e mostra como são feitos os processos de coleta das amostras de sangue e de urina dos atletas. As funcionárias explicam também quando atleta é notificado, o preenchimento de formulários e o envio do material para o laboratório.

O trabalho lúdico é promovido por meio de jogos interativos. Os jovens participam de palavras cruzadas, com histórico da dopagem, e do Quiz da Wada (Agência Mundial Antidopagem, na sigla em inglês). Ao participar das brincadeiras, os alunos recebem brindes, como caneta, pin, copo, toalha e camiseta. Os jovens ainda podem tirar foto no painel com a hashtag #JogoLimpo para ser compartilhada nas redes sociais.

A partir do próximo sábado (16.09), a ação da ABCD nos Jogos Escolares será voltada para os alunos que competirão nos esportes coletivos. A abordagem será diferente, pois o tema dopagem será tratado de forma direta, detalhando as substâncias, os hormônios que podem causar malefícios à vida dos atletas e as consequências do uso de anabolizantes para a saúde.

Fabiana Murer (alto); Lígia Silva e Jéssica Maier; e Tiago Camilo tiraram fotos para a campanha #JogoLimpo da ABCD. Fotos: Breno Barros /rededoesporte.gov.brFabiana Murer (alto); Lígia Silva e Jéssica Maier; e Tiago Camilo tiraram fotos para a campanha #JogoLimpo da ABCD. Fotos: Breno Barros /rededoesporte.gov.br

Divulgação da Bolsa Atleta

Nesta edição, o estande da ABCD conta ainda com um espaço dedicado ao programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. O coordenador do programa, o ex-atleta da ginástica Mosiah Rodrigues, divulga e tira possíveis dúvidas dos estudantes sobre os benefícios.

Considerado o maior programa de patrocínio esportivo individual e direto do mundo, a ação é uma das iniciativas do Governo Federal que têm contribuído para a formação de atletas que representem o país em competições de nível nacional e internacional.

Desde a criação do programa, em 2005, cerca de 23 mil atletas brasileiros foram patrocinados, por meio de 52 mil bolsas. O investimento ultrapassa a marca de R$ 897 milhões. No exercício de 2016, 7.297 atletas foram patrocinados, destes, 6.217 eram de modalidades olímpicas/paralímpicas.

De Curitiba, Breno Barros – Rededoesporte.gov.br

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla