Ministério do Esporte Escola pública de Juiz de Fora é a primeira a participar de visita guiada ao Parque Olímpico da Barra
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Escola pública de Juiz de Fora é a primeira a participar de visita guiada ao Parque Olímpico da Barra

Alunos da Escola Estadual Padre Frederico Vienken, da cidade de Juiz de Fora (MG), foram os primeiros a participar do projeto piloto de visitas guiadas ao Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (05.07).

Letreiro da Cidade Olímpica é um dos pontos turísticos da excursão. Foto: AGLOLetreiro da Cidade Olímpica é um dos pontos turísticos da excursão. Foto: AGLO

Quase 40 crianças, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, chegaram ao parque num ônibus contratado pela escola. “O esporte faz parte da vida do estudante. Nós incentivamos os alunos a gostarem do esporte. O Parque é um ponto turístico e as crianças tinham muita vontade de conhecer esse pedaço do legado e fazer parte da história olímpica”, afirmou a professora Nádia Maria Sales. Segundo ela, muitas das crianças mal dormiram de ansiedade pelo evento.

A visita guiada faz parte do calendário oficial de eventos realizados pela Autoridade de Governança do Legado Olímpico, AGLO. A Autarquia é responsável, desde março de 2017, por quatro instalações do parque: Centro Olímpico de Tênis, Velódromo, Arenas Carioca 1 e 2.

“Estamos em fase de teste, realizando um piloto de visitas guiadas. O projeto começa a se tornar realidade. Em breve os interessados poderão agendar a visita individual ou através de excursões particulares ou escolares”, afirmou o presidente da AGLO, Paulo Márcio Dias Mello.

Para as crianças, foi uma tarde de conhecimento, emoção e diversão. A programação iniciou na Sala Memória Olímpica, com a apresentação de vídeos sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Na sequência, uma sessão de fotos com o objeto símbolo dos Jogos, a Tocha Olímpica e Paralímpica Rio 2016, com direito a subir no pódio igual ao usado pelos medalhistas.

Crianças tiram fotos no pódio da Rio 2016 com a tocha olímpica. Foto: AGLOCrianças tiram fotos no pódio da Rio 2016 com a tocha olímpica. Foto: AGLO

Em seguida, as crianças foram convidadas a conhecer as instalações do Velódromo, das Arenas Carioca 1 e 2 e do Centro Olímpico de Tênis. No trajeto, uma parada na Via Olímpica para um selfie no #cidadeolímpica e no monumento olímpico em homenagem a todos os medalhistas dos Jogos do Rio.

“Eu gostei da pista e da explicação sobre o espaço onde acontecem as competições das bicicletas”, afirmou Iasmin da Silva Vidal, que se encantou com o Velódromo. Lucas da Costa, mesmo com o braço quebrado, não deixou de participar. “Eu adorei conhecer o Parque e todos os que nos atenderam”.

Patryck de Sousa Silva, de 12 anos, também fez questão de se manifestar. "Eu gostei de estar aqui e da oportunidade de conhecer o Parque e as pessoas que nos receberam. Estou encantado com tudo e só tenho a agradecer”, disse.

Depois da visita às instalações, o grupo teve demonstrações de judô e jiu-jitsu, feitas pelos atletas Richard Flood e Rafael Braga, do Projeto Esporte e Cidadania para Todos. Para finalizar o passeio, as crianças praticaram e se divertiram com atividades esportivas nas quadras externas do parque. “O dia foi muito especial para as crianças”, afirmou a professora Nádia.

Graciela Vizzotto – AGLO
 

 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla