Ministério do Esporte Universidade de Brasília é campeã no futebol de 7 masculino e no rúgbi de 7 feminino da LDU
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Universidade de Brasília é campeã no futebol de 7 masculino e no rúgbi de 7 feminino da LDU

No último fim de semana, a Universidade de Brasília (UnB) viveu uma dupla comemoração durante as finais da Liga do Desporto Universitário (LDU), em Uberlândia (MG). No futebol de 7 masculino, a equipe brasiliense enfrentou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na decisão do último sábado (24.6). Com ambos os times invictos e o placar empatado em 1 x 1, o título foi definido nos pênaltis pela instituição candanga, que ainda comemoraria o ouro no rúgbi de 7 feminino em cima da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Responsável pelo gol de empate, Mateus Chiarini festejou a conquista do torneio. “Essa é a minha quarta LDU. Já cheguei à final e errei pênalti. Hoje, fazer o gol do empate, e converter também o pênalti, é inexplicável”, celebrou. O bronze no futebol de 7 ficou com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que venceu, de virada, o Centro Universitário de Brasília (CEUB), por 10 x 5.

No futebol de 7 feminino, o Centro Universitário Celso Lisboa (RJ) já havia conquistado o primeiro lugar isolado no campeonato de pontos corridos. Ainda assim, consagrou o título após vencer as donas da casa, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por 7 x 0. Fernanda Clara reconheceu que o trabalho em equipe foi decisivo. “Sem as minhas companheiras, eu não teria marcado três gols hoje”, comentou a camisa 10. “Tenho 30 anos e o meu primeiro título numa competição tão grandiosa foi no JUBs, em 2008. Fomos campeãs lá em Maceió. O sabor dessa LDU fica muito especial”, completou.

Pelo sistema de competição por pontos corridos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte levou a prata, e a Universidade Federal do Ceará ficou com o bronze.

A Liga do Desporto Universitário de Futebol 7 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com a Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME). A competição reuniu em Uberlândia 200 atletas dos estados de Santa Catarina, Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará e Minas Gerais. Ao todo, 11 equipes competiram nas categorias masculina e feminina: Celso Lisboa (RJ), UFRN (RN), UFC (CE), UnB (DF) e UFU (MG), no feminino; UnB (DF), UFRN (RN), UFC (CE), CEUB (DF), UDESC (SC) e UFU (MG), no masculino. O Ministério do Esporte apoia o torneio por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Os campeões: UnB (futebol 7 masculino), Celso Lisboa (futebol 7 feminino), UFG (rúgbi de 7 masculino) e UnB (rúgbi de 7 feminino). Fotos: CBDUOs campeões: UnB (futebol 7 masculino), Celso Lisboa (futebol 7 feminino), UFG (rúgbi de 7 masculino) e UnB (rúgbi de 7 feminino). Fotos: CBDU

Rúgbi de 7

A final feminina entre UnB e UFG (GO) no rúgbi de 7 foi uma reedição da disputa do último campeonato da LDU, em 2015. Desta vez, contudo, quem levou a melhor foi a equipe do Distrito Federal, com um placar de 24 x 0. A camisa 10 Camilla Civatti, que ajudou a formar o time há três anos e meio e acompanhou a evolução da equipe, comemorou a conquista. “É como ver essa criança crescer aos poucos e não ser mais um bebê. Começar a ter conquistas, maturidade e crescimento. Um título que veio de muito esforço, e isso é muito gratificante”, avaliou a atleta. O bronze ficou com a anfitriã Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Já no masculino, a final da LDU foi disputada entre a UFU e a UFG, dois times que têm mantido tradição no campeonato e também repetiram a decisão do torneio de 2015. Como na ocasião anterior, vitória dos goianos, agora por 14 x 0. “Experiência sensacional, não tem explicação. É o meu primeiro passo numa escada longa. Há muito para evoluir como pessoa, como atleta e como equipe, festejou o camisa 11, Vinícius Lopes, após sua primeira participação na LDU. O bronze ficou com a Universidade Federal de Tocantins (UFT), que superou a Universidade Federal do Pará (UFPA) por 10 x 5.

A Liga do Desporto Universitário de Rugby Seven reuniu atletas dos estados de Santa Catarina, Distrito Federal, Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Ao todo, nove equipes competiram nas categorias masculina e feminina: UMB (DF), UFG (GO) e UFU (MG), no feminino, e UFG (GO), UFU (MG), UFT (TO), UFPA (PA), UnB (DF) e UDESC (SC), no masculino.

Fonte: Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla