Ministério do Esporte Nomes dos novos integrantes da Comissão Nacional de Atletas são divulgados
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Nomes dos novos integrantes da Comissão Nacional de Atletas são divulgados

Os atletas brasileiros terão novos representantes no governo federal. O Diário Oficial da União publicou, nesta sexta-feira (05.05), os novos membros da Comissão Nacional de Atletas (CNA), ligada ao Conselho Nacional do Esporte. O grupo passou de 35 para 21 membros, entre atletas e ex-atletas. Nomes como o Zico (ex-jogador de futebol), Yohansson Nascimento (atletismo paralímpico), Adriana Behar (ex-jogadora de vôlei de praia), Lara Teixeira (ex-atleta nado sincronizado), Maurren Maggi (ex-atletismo) e Leila Barros (ex-jogadora de vôlei) terão a missão de defender os interesses dos esportistas, além de assessorar o Ministério do Esporte na gestão da política nacional.

A Comissão Nacional de Atletas é a voz em defesa dos interesses dos esportistas brasileiros nas discussões que norteiam o setor. Os profissionais representam modalidades, sendo quatro indicados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB); quatro do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); dois do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC); dois por organização sem fins lucrativos de atletas brasileiros; um da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT); dois pela Organização Nacional das Entidades do Desporto (ONED); e seis representantes indicados pelo Ministério do Esporte.

Leila, Maurren, Yohansson e Zico. Fotos: ME e COBLeila, Maurren, Yohansson e Zico. Fotos: ME e COB

 

Os membros têm mandato de dois anos, com uma única recondução. O grupo é formado com Mauren Maggi; Adriana Behar; Renato de Oliveira Leite; Yohansson do Nascimento; Roseane Ferreira dos Santos; Ana Margarida Alvares; Rui Campos do Nascimento; Arthur Antunes Coimbra (Zico); Paulo Rogério Oliveira Sabioni; Marco Aurélio Gazzoni; Virgílio de Castilho Barbosa Filho; Deborah Dias de Souza; Leila Gomes de Barros; Lara Teixeira; e Ricardo Fontes Souza. Seis representantes foram reconduzidos da última formação: Hortência, Lars Grael, Mosiah Brentano, Luisa Parente, Simone Rocha e Sebastian Pereira.

Para o medalhista olímpico Lars Grael, que presidiu o grupo no último mandato, o novo formato simboliza a modernização da comissão nacional. “Ela passa a ser mais representativa. Além de diminuiu o número de integrantes, o que garante economia no processo, o grupo conta com atletas indicados pelas entidades que têm assento no Conselho Nacional do Esporte. É um avanço que conseguimos, sendo mais democrática e mais representativa”, analisou o velejador.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, antecipou que nos próximos dias será marcada a primeira reunião. “Hoje instalamos a comissão. Ela conta com vários expoentes do esporte brasileiro, inclusive com a participação do Zico, que já ocupou cargo no ministério e aceitou o convite para fazer parte da comissão. Nós incluímos também atletas surdos, que era uma reivindicação do movimento esportivo, além de grandes nomes do esporte brasileiro que permaneceram no grupo, como o Lars Grael e a Leila Barros”, explicou.

Os membros da comissão não são remunerados. Os cargos de presidente e vice-presidente serão exercidos, obrigatoriamente, por membros da CNA. Eles serão eleitos em reunião, com mandato de dois anos sem recondução.

» Confira a lista completa no Diário Oficial da União
 

Breno Barros - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla