Ministério do Esporte Ministro do Esporte discute proposta para detecção de talentos indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte discute proposta para detecção de talentos indígenas

Ministro recebe secretária de Esportes do GDF, Leila Barros; assessora do Ministério da Cultura, Ione Carvalho; e família do cacique Kanato Yawalapiti. Foto: Francisco MedeirosMinistro recebe secretária de Esportes do GDF, Leila Barros; assessora do Ministério da Cultura, Ione Carvalho; e família do cacique Kanato Yawalapiti. Foto: Francisco Medeiros
 
O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, recebeu em audiência nesta terça-feira (04.04), a secretária de Esportes do Governo do Distrito Federal, Leila Barros, a assessora do Ministério da Cultura Ione Carvalho, e o
Cacique Kanato Yawalapiti. Na pauta do encontro, a discussão sobre o desenvolvimento de um Projeto de Detecção de Talentos e Desenvolvimento Esportivo de Alto Rendimento nas Aldeias.
 
O ministro propôs uma reunião entre os secretários nacionais de Esporte de Alto Rendimento e de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, para avaliar a iniciativa. Será debatida uma estratégia de aplicação de testes físicos e capacitação de professores de educação física que vivem em aldeias e falam as línguas dos povos abrangidos, para os programas de identificação e desenvolvimento de talentos esportivos em modalidades diversas, entre elas atletismo - corridas, saltos e arremessos -, canoagem, tiro com arco, jogos com bola, etc.
 
O especialista em políticas públicas e gestão governamental José Ivan Mayer, lotado no Ministério do Esporte, ficou responsável por desenhar a proposta inicial do projeto Flechas ao Alvo do Futuro (nome provisório), que deverá promover Clínicas de Detecção de Talentos nas Aldeias para aplicação de testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), com capacitação de aplicadores/locais de 19 a 23 de abril, durante a 8ª edição dos Jogos Pataxó, em Porto Seguro (BA); de 10 a 12 de maio, no Centro de Iniciação Esportiva de Franco da Rocha, para crianças do Povo Guarani de São Paulo; e de 24 a 26 de maio, no Parque Nacional do Xingu, na Aldeia Yawalapiti.
 
Haverá ainda capacitação de professores (as) indígenas nas aldeias do Parque Nacional do Xingu por especialistas indicados pelas Confederações Brasileiras de Atletismo, Canoagem, Handebol, Futebol, Tiro com Arco. 
 
Ascom – Ministério do Esporte
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla