Ministério do Esporte Brasil finaliza participação na Universíade de Inverno 2017
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil finaliza participação na Universíade de Inverno 2017

Terminou nesta terça-feira (07.02) a participação do Brasil na 28ª Universíade de Inverno, em Almaty, no Cazaquistão. A aluna-atleta do cross-country skiing Bruna Moura, representante do país no evento, competiu hoje na prova 15km Mass Start Classic, em que todos os participantes largam ao mesmo tempo. Nas últimas três provas em que a brasileira competiu – 5km Individual Classic, 5km Pursuit Free e Sprint Classic – ela esteve muito próxima de alcançar o índice olímpico, que deve ser abaixo de 300 pontos FIS. Na 15km Mass Start Classic, Bruna alcançou a pontuação FIS 380.34.
 
“Hoje nós tivemos a prova mais difícil de todas disputadas aqui. O fator de penalidade foi de 1.400, ainda mais alto do que nos outros dias e mais difícil de conseguir uma boa pontuação. Achei que iria levar em torno de 1h10min para terminar a prova, mas levei 54 minutos. Analisando meu desempenho nas subidas e nas descidas, na largada (conseguindo acompanhar o pelotão) e todos os resultados que alcancei nas outras provas, vejo que eu ainda posso chegar mais perto das outras atletas, e para mim isso significa muito, pois as atletas aqui disputam Copa do Mundo e têm anos de experiência no Ski”, destacou Bruna, que tem apenas dois anos e meio de experiência na neve e já conta com três pontuações FIS, de cinco que precisa obter, para atingir o índice olímpico.
 
Na sequência à Universíade de Inverno, Bruna segue para a Alemanha, na cidade de Zwiesel, onde participará, entre 17 e 19 de fevereiro, de competições de cross-country skiing. Nos dias 22 e 23, ela compete no Mundial de Cross-Country, na Finlândia. “Eu encerro as provas no Cazaquistão muito feliz, com o foco de trabalhar e aprimorar minhas técnicas para conseguir resultados ainda melhores nas competições futuras e na próxima Universíade”, completou a atleta.
 
Como é a prova disputada nesta terça, o 15km Mass Start Classic
 
Todos os atletas largam juntos e, por ser uma prova muito desgastante, é necessário saber dosar o ritmo nos primeiros quilômetros, pois corre-se um grande risco do atleta não conseguir completá-la. Na prova de hoje, a largada foi muito forte, pois a disputa entre as atletas da Rússia e do Cazaquistão estava muito acirrada, então, elas já começaram atacando. Apesar de geralmente nessa prova o pelotão se dispersar rapidamente, Bruna conseguiu acompanhar o ritmo até a última subida da primeira volta – pouco mais da metade da prova. Na terceira volta, a brasileira disputou posição por um bom tempo com a americana Emma Malmquist, até chegar à subida mais inclinada, onde conseguiu tirar vantagem e, mesmo com várias descidas na última parte do circuito, manteve-se à frente da americana.
 
Universíade de Inverno
 
O Cazaquistão sedia pela primeira vez uma edição da Universíade de Inverno. A competição, realizada pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), recebe, entre os dias 29 de janeiro e 08 de fevereiro, dois mil atletas de 57 países, além de três mil voluntários de várias partes do mundo. O Comitê Organizador espera receber 30 mil visitantes estrangeiros e turistas durante o evento.
O Brasil, um dos 57 países a participar da competição, marca sua quinta participação no evento. A representante do país na competição é a universitária Bruna Moura, estudante de Educação Física do Centro Universitário Claretiano, de São Paulo, que compete na modalidade de cross-country skiing.
 
Fonte: CBDU
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla