Ministério do Esporte Universíade de Inverno: Em terceira prova, Bruna Moura fica à frente da China, Coreia do Sul, EUA, Ucrânia e Quirguistão
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Universíade de Inverno: Em terceira prova, Bruna Moura fica à frente da China, Coreia do Sul, EUA, Ucrânia e Quirguistão

Nesta quinta-feira (02.02), a atleta do cross-country skiing Bruna Moura, que representa o Brasil na 28ᵃ Universíade de Inverno, em Almaty, no Cazaquistão, participou da prova de Sprint Classic e ficou a 14 segundos de se qualificar para as quartas de final. “O resultado de hoje me deixou muito feliz, principalmente porque o Sprint Clássico não é a minha modalidade. Com o resultado, iremos trabalhar a técnica, para que eu possa estar entre as 30 melhores ao final da competição”, afirmou Bruna.
 
No resultado final de hoje, a aluna-atleta ficou na posição 43, de um total de 54, vencendo concorrentes da China, Coreia do Sul (que realizará os próximos Jogos Olímpicos de Inverno), Estados Unidos, Ucrânia e Quirguistão, países com tradição em esportes de neve.
 
Índice FIS
 
No Sprint Classic, Bruna somou 315 pontos FIS – jargão para Federação Internacional de Ski, em que o atleta precisa atingir uma pontuação abaixo de 300 para alcançar o índice de classificação olímpico. Ela ainda conta com a última prova, a 15km Mass Start Classic, que será realizada na terça-feira (7), para tentar obter o índice.
 
“Estamos vindo de uma sequência de três competições, amanhã teremos um dia de descanso e depois um tempo de preparação para a última prova, que será com largada em massa, na técnica clássica, mais longa, mais desgastante, mas a Bruna está preparada, sabemos que dará para buscar um bom resultado”, pontuou o técnico da estudante, Caio Freixeda.
 
A atleta russa Maria Davydenkova, campeã do Sprint Classic, fez o tempo de 3min:22.51seg, o que tornou a penalidade ainda mais alta – que é de 12 pontos para cada 1% que o atleta fica atrás do tempo do campeão, alem da pontuação inicial de penalidade da prova, que é a média dos pontos em lista dos cinco primeiros colocados. “Ela fez um tempo incrível, foi a primeira a largar e ninguém conseguiu bater o tempo dela. Este fator, somado à penalidade de 1.200, tornou o resultado final mais apertado”, explicou Bruna.
 
Como é a prova disputada nesta quinta, o Sprint Classic:
 
Nesta prova, os atletas largam de forma intercalada, de 15 em 15 segundos, sendo que o primeiro a largar é o que tem a melhor pontuação FIS. A Bruna, no caso, tinha a 46ᵃ pontuação, portanto, foi a 46ᵃ a largar. Nessa largada, é feita a tomada de tempo e, os 30 melhores, vão para as quartas de finais. Das quartas, 12 passam para as semifinais e 6 passam para as finais. O vencedor da prova é aquele que vencer as finais. Porém, a pontuação FIS só conta na Qualificatória (primeira largada - intervalada).
 
Universíade de Inverno
 
O Cazaquistão sedia pela primeira vez uma edição da Universíade de Inverno. A competição, realizada pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), recebe, entre os dias 29 de janeiro e 08 de fevereiro, dois mil atletas de 57 países, além de três mil voluntários de várias partes do mundo. O Comitê Organizador espera receber 30 mil visitantes estrangeiros e turistas durante o evento.
 
O Brasil, um dos 57 países a participar da competição, marca sua quinta participação no evento. A representante do país na competição é a universitária Bruna Moura, estudante de Educação Física do Centro Universitário Claretiano, de São Paulo, que compete na modalidade de cross-country skiing.
 
Fonte: CBDU
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla