Ministério do Esporte Primeiro mundial universitário de esportes eletrônicos é oficialmente apresentado
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Primeiro mundial universitário de esportes eletrônicos é oficialmente apresentado

Conferência do Comitê Executivo da Fisu. Foto: DivulgaçãoConferência do Comitê Executivo da Fisu. Foto: Divulgação
 
Foi divulgada oficialmente na última semana a primeira edição do FISU Web Games, evento oficial de eSports da Federação Internacional de Esporte Universitário, com final a ser sediada no Brasil. A apresentação para o Comitê Executivo da FISU aconteceu durante conferência em Almaty, no Cazaquistão, que recebe, desde domingo (29), a Universíade de Inverno 2017.
 
A produtora executiva do FISU Web Games é a empresa brasileira Virtual Promotions (VP), detentora de direitos exclusivos sobre o evento junto à FISU, única federação em âmbito global que chancela, organiza e promove competições oficiais entre universitários nos cinco continentes, atingindo 190 países filiados. 
 
“O esporte universitário elevado ao patamar de um grande evento atende à necessidade do jovem estudante de participar de um grande desafio, com regras, pontuações, profissionalismo. É muito positivo que esse jovem queira representar mundo afora sua instituição de ensino e seu país.”, avalia o CCO do evento, Ricardo Moura. 
 
O australiano Martin Doulton, que é presidente da Federação Continental de Esporte Universitário da Oceania e membro do Comitê Executivo da FISU desde 2011, aposta no FISU Web Games como "um meio de engajar e conectar os universitários da nova geração." 
 
Mesma aposta faz a assessora da FISU Rosaura Mendez Gamboa, que frisa ainda a atratividade do evento como uma relevante contribuição mundial para difundir no meio universitário a prática de esportes em geral.  "Esse é um passo muito importante para atingir os jovens estudantes universitários por meio da tecnologia. É uma nova oportunidade que permitirá o aumento do número de pessoas que participam do desporto universitário", afirma a costa-riquena, que é doutora em ciência da cultura física e do esporte e trabalha há mais de 30 anos no setor. 
 
Também assessor da FISU, o português Fernando Parente é representante da Europa no Comitê Executivo da entidade e destaca que o FISU Web Games ajuda a propagar a missão da federação internacional em promover a prática esportiva em perfeita sinergia e complementaridade com o espírito universitário. “Os eSports são um importante veículo para promover o desporto universitário e os seus valores", aponta Fernando, que é também membro do Comitê Executivo da Associação Europeia de Esportes Universitários.
 
 
A Liga Mundial Universitária de eSports FISU é a primeira competição anunciada para os próximos meses e começará com fases regionais online, em que os jogadores irão competir simultaneamente a partir de sua casa ou campus, por meio de diferentes plataformas possíveis como PC, celular, Xbox e Play Station. Uma grande final presencial coroará o evento entre os meses de novembro e dezembro de 2017, no Brasil, com despesas pagas pela organização. Cinco franquias estão confirmadas (programação de inscrições abaixo). 
 
Além das competições de eSports, o programa do FISU Web Games inclui concursos culturais acadêmicos e jogos de conhecimento. Esses três eixos de atuação têm por premissa promover interação cultural e educacional, pautada nos valores do esporte como fair play, excelência e saúde física, mental e emocional. 
 
Inscrições
 
Os interessados devem fazer a inscrição no portal fisuwebgames.com, a partir de 1º de março. É necessário estar matriculado em uma universidade, seja em curso de graduação ou pós-graduação, e ter a idade mínima de 16 anos. Quem se inscrever até 10 de março para qualquer uma das competições terá 40% de desconto.
 
Veja abaixo a programação das primeiras fases de competições:
 
FIFA 17
A primeira fase online acontece dias 1 e 2 de abril. 
 
DOTA 2
A primeira fase online acontece dias 1 e 2 de abril. 
 
Hearth Stone
A primeira fase online acontece dias 8 e 9 de abril. 
 
OverWatch
A primeira fase online acontece dias 15 e 16 de abril. 
 
League of Legends
A primeira fase online acontece dias 22 e 23 de abril.
 
Fonte: Assessoria/FISUWEbGames
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla